Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarretos, Euder Arrais-
dc.contributor.otherSousa, Gustavo Pinto de (Orientador)-
dc.date.accessioned2025-06-16T17:42:30Z-
dc.date.available2025-06-16T17:42:30Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationBARRETOS, Euder Arrais. Políticas linguísticas de educação bilíngue de surdos em interface com a pedagogia decolonial. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Bilíngue) - Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Polo: Instituto Federal de Goiânia, Rio de Janeiro, Lavras, MG, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1549-
dc.description.abstractEste trabalho objetiva investigar as Políticas Linguísticas de Educação Bilíngue de Surdos em Interface com a Pedagogia Decolonial. Tendo em vista sua execução, tornaram-se relevantes a identificação e a análise do papel da Língua Brasileira de Sinais-Libras, bem como da atuação do professor bilíngue surdo nas políticas linguísticas expressas pelo Decreto nº 5.626/05, que dispõe sobre os processos educacionais específicos das pessoas surdas, e pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 (PNEEPEI) que constitui políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os estudantes. Em relação à metodologia de pesquisa foram consideradas as abordagens qualitativas (DENZIN, LINCOLN, 2006; LÜDKE, ANDRÉ, 1986) para a pesquisa bibliográfica de levantamento (ALVES, SOUZA, OLIVEIRA, 2021; ANDRADE, 2010), bem como para a geração de dados. As bases teóricas que embasaram a pesquisa foram, entre outras, as concepções de surdez em Skliar (2005) enquanto uma diferença cultural, ancorada nas teorias socioantropológicas, assim como a Pedadagogia Decolonial (WALSH, 2009; TUBINO, 2005), as teorias das mediações ou teorias culturalistas da comunicação e as noções de enunciado baseadas em Bakhtin (1997) e Freire (1987). Fica evidente com este estudo a necessidade do rompimento da colonialidade sobre o surdo por meio de políticas linguísticas que tenham como sustentação a educação que os próprios surdos reivindicam, especificamente quanto ao status da Libras e à atuação do professor bilíngue surdo na implementação da Educação Bilíngue de Surdos.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDESU/INESpt_BR
dc.subjectPolíticas Linguísticaspt_BR
dc.subjectEducação Bilíngue de Surdospt_BR
dc.subjectTCCpt_BR
dc.subjectPedagogia Decolonialpt_BR
dc.titlePolíticas linguísticas de educação bilíngue de surdos em interface com a pedagogia decolonialpt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2022. / Resumo em Libras no link https:/www.youtube.com/watch?v=M8dU-on5ihEpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Euder_Barretos.pdf1,02 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.