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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1549
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barretos, Euder Arrais | - |
dc.contributor.other | Sousa, Gustavo Pinto de (Orientador) | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-16T17:42:30Z | - |
dc.date.available | 2025-06-16T17:42:30Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | BARRETOS, Euder Arrais. Políticas linguísticas de educação bilíngue de surdos em interface com a pedagogia decolonial. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Bilíngue) - Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Polo: Instituto Federal de Goiânia, Rio de Janeiro, Lavras, MG, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1549 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva investigar as Políticas Linguísticas de Educação Bilíngue de Surdos em Interface com a Pedagogia Decolonial. Tendo em vista sua execução, tornaram-se relevantes a identificação e a análise do papel da Língua Brasileira de Sinais-Libras, bem como da atuação do professor bilíngue surdo nas políticas linguísticas expressas pelo Decreto nº 5.626/05, que dispõe sobre os processos educacionais específicos das pessoas surdas, e pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 (PNEEPEI) que constitui políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os estudantes. Em relação à metodologia de pesquisa foram consideradas as abordagens qualitativas (DENZIN, LINCOLN, 2006; LÜDKE, ANDRÉ, 1986) para a pesquisa bibliográfica de levantamento (ALVES, SOUZA, OLIVEIRA, 2021; ANDRADE, 2010), bem como para a geração de dados. As bases teóricas que embasaram a pesquisa foram, entre outras, as concepções de surdez em Skliar (2005) enquanto uma diferença cultural, ancorada nas teorias socioantropológicas, assim como a Pedadagogia Decolonial (WALSH, 2009; TUBINO, 2005), as teorias das mediações ou teorias culturalistas da comunicação e as noções de enunciado baseadas em Bakhtin (1997) e Freire (1987). Fica evidente com este estudo a necessidade do rompimento da colonialidade sobre o surdo por meio de políticas linguísticas que tenham como sustentação a educação que os próprios surdos reivindicam, especificamente quanto ao status da Libras e à atuação do professor bilíngue surdo na implementação da Educação Bilíngue de Surdos. | pt_BR |
dc.language.iso | sgn_BR | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | DESU/INES | pt_BR |
dc.subject | Políticas Linguísticas | pt_BR |
dc.subject | Educação Bilíngue de Surdos | pt_BR |
dc.subject | TCC | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Decolonial | pt_BR |
dc.title | Políticas linguísticas de educação bilíngue de surdos em interface com a pedagogia decolonial | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.description.general | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2022. / Resumo em Libras no link https:/www.youtube.com/watch?v=M8dU-on5ihE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais Aplicadas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC Euder_Barretos.pdf | 1,02 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
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