Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1548
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Willian Silva de | - |
dc.contributor.author | Dionysio, Renata Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-16T17:42:09Z | - |
dc.date.available | 2025-06-16T17:42:09Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA W. S. de; DIONYSIO, R. B. Atividades Pedagógicas no Ensino Fundamental para Alunos Surdos: Produção de Material Didático de Matemática para uma prática docente bilíngue. Revista Educação Especial, n. 36, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1548 | - |
dc.description.abstract | Educação de Surdos no Brasil tem se aproximado cada vez mais das práticas bilíngues, proporcionando a construção linguística, identitária e cultural do surdo. Essa filosofia educacional é baseada nas demandas que essa comunidade apresentou historicamente. Dessa forma, o presente artigo vem abordar especificamente o ensino da Matemática, a partir de um material didático que foi construído numa perspectiva bilíngue para alunos Surdos do 1º ano do Ensino Fundamental. Apresentamos assim, algumas reflexões sobre o ensino bilíngue e o que uma prática docente pode contribuir para a formação dos estudantes Surdos. Destacamos, também, aspectos do material didático construído que, junto a uma prática docente intencional, favorece a implementação de uma proposta didática bilíngue. Nesse sentido, destacamos a importância da visualidade como artefato Surdo, que traz fundamentos para uma pedagogia Surda e, a criação de arcabouços imagéticos que fundamentam a construção e veiculação dos processos comunicacionais em língua de sinais. Matemática é uma disciplina que a maioria dos alunos tem dificuldade. Bastantes questões estão relacionadas a esse fato, contudo, destacamos a linguagem própria que envolvem símbolos e formas de expressões. Assim, a proposta apresentada nesse relato de pesquisa, busca mostrar o trabalho entre múltiplas linguagens, da Matemática, da língua de sinais, da língua portuguesa, sempre sustentada pela matriz da linguagem visual. Por fim, acreditamos que conhecer as características dos estudantes Surdos e construir materiais específicos que atendam a sua demanda, promovam didáticas de ensino, buscando alcançar as expectativas de aprendizagem da etapa de ensino e proporcionar um desenvolvimento global desse educando. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UFSM | pt_BR |
dc.subject | Material Didático | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.title | Atividades Pedagógicas no Ensino Fundamental para Alunos Surdos: Produção de Material Didático de Matemática para uma prática docente bilíngue | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | UFSM | - |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Artigo publicado na Revista Educação Especial em língua portuguesa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA_DIONYSIO.pdf | 512,29 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.