Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDionysio, Luis Gustavo Magro-
dc.contributor.authorPinto, Hugo Henrique de Abreu-
dc.contributor.authorSaturnino, Gustavo Henrique Varela-
dc.contributor.authorDionysio, Renata Barbosa-
dc.date.accessioned2025-06-16T14:26:12Z-
dc.date.available2025-06-16T14:26:12Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationDIONYSIO, Luis Gustavo M. et al. Oficina de máquinas e robótica: olhares pregressos sobre um espaço de fazer científico. Revista Arqueiro., n. 45, jul-dez. de 2023 |pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1547-
dc.description.abstractO presente artigo vem apresentar a Oficina de Máquinas e Robótica construída no ano de 2023 por professores de Química e Física, visando oferecer um cenário de ensino de Ciências mais interativo e colaborativo. Diante desse horizonte, os docentes construíram uma proposta que apresenta o estudante Surdo como elemento central da construção do conhecimento, ou seja, é por meio de seu protagonismo que os projetos são criados e desenvolvidos de forma colaborativa, envolvendo sujeitos com habilidades e funções diferentes em prol da construção coletiva. Assim, não existe um planejamento fechado de atividades a serem desenvolvidas, o que torna o projeto mais flexível quanto às criações. Por outro lado, de acordo com a demanda dos alunos, a introdução dos conceitos científicos vai sendo feita pelos professores, o que torna o processo de ensino e aprendizagem dinâmico. Durante as explicações, buscamos relacionar as práticas estudadas a questões de Ciência, Tecnologia e Sociedade, para que os alunos pudessem entender quais são as implicações dos fenômenos químicos e físicos que estão vivenciando em seus respectivos cotidianos. Por fim, acreditamos que a oficina oportuniza situações de aprendizagem diferenciadas que podem promover a autonomia, a construção individual e coletiva do conhecimento, além de impulsionar o desenvolvimento linguístico e promover argumentações.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectOficina de Máquinas e Robóticapt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectAtividades Colaborativaspt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleOficina de máquinas e robótica: olhares pregressos sobre um espaço de fazer científicopt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalArtigo publicado na Revista Arqueiro do INES em língua portuguesa com Resumo em Libras.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dionysio_et al.ARQUEIRO_45.pdf333,63 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.