Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1547
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dionysio, Luis Gustavo Magro | - |
dc.contributor.author | Pinto, Hugo Henrique de Abreu | - |
dc.contributor.author | Saturnino, Gustavo Henrique Varela | - |
dc.contributor.author | Dionysio, Renata Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-16T14:26:12Z | - |
dc.date.available | 2025-06-16T14:26:12Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | DIONYSIO, Luis Gustavo M. et al. Oficina de máquinas e robótica: olhares pregressos sobre um espaço de fazer científico. Revista Arqueiro., n. 45, jul-dez. de 2023 | | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1547 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo vem apresentar a Oficina de Máquinas e Robótica construída no ano de 2023 por professores de Química e Física, visando oferecer um cenário de ensino de Ciências mais interativo e colaborativo. Diante desse horizonte, os docentes construíram uma proposta que apresenta o estudante Surdo como elemento central da construção do conhecimento, ou seja, é por meio de seu protagonismo que os projetos são criados e desenvolvidos de forma colaborativa, envolvendo sujeitos com habilidades e funções diferentes em prol da construção coletiva. Assim, não existe um planejamento fechado de atividades a serem desenvolvidas, o que torna o projeto mais flexível quanto às criações. Por outro lado, de acordo com a demanda dos alunos, a introdução dos conceitos científicos vai sendo feita pelos professores, o que torna o processo de ensino e aprendizagem dinâmico. Durante as explicações, buscamos relacionar as práticas estudadas a questões de Ciência, Tecnologia e Sociedade, para que os alunos pudessem entender quais são as implicações dos fenômenos químicos e físicos que estão vivenciando em seus respectivos cotidianos. Por fim, acreditamos que a oficina oportuniza situações de aprendizagem diferenciadas que podem promover a autonomia, a construção individual e coletiva do conhecimento, além de impulsionar o desenvolvimento linguístico e promover argumentações. | pt_BR |
dc.language.iso | sgn_BR | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Oficina de Máquinas e Robótica | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Atividades Colaborativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title | Oficina de máquinas e robótica: olhares pregressos sobre um espaço de fazer científico | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Artigo publicado na Revista Arqueiro do INES em língua portuguesa com Resumo em Libras. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dionysio_et al.ARQUEIRO_45.pdf | 333,63 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.