Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1543
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Farias, Vanessa do Nascimento | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Jeane Silva | - |
dc.contributor.author | Dionysio, Renata Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-16T12:15:30Z | - |
dc.date.available | 2025-06-16T12:15:30Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Vanessa do Nascimento; BARBOSA, Jeane Silva; DIONYSIO, Renata Barbosa. Reflexões sobre a importância dos materiais didáticos produzidos pelo NOSS para a promoção da saúde dos surdos. JIC INES, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1544 | - |
dc.description.abstract | O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) é uma referência no Brasil e atende de forma global aos Surdos e Surdas (DORZIAT, 2009). Ele é formado por uma grande estrutura que é composta por muitos departamentos, núcleos e setores que envolvem a área da educação, da saúde, assessoria técnica para outras instituições, informações para o mercado de trabalho, dentre outras atribuições. Nesse momento, vamos destacar o Núcleo de Orientação à Saúde do Surdo – NOSS – que foi construído em 2005 e promove inúmeras ações dentro e fora do INES com o objetivo de disseminar informações sobre o tema saúde. Assim, sua atuação na educação e na prevenção se manifesta por meio de diversas estratégias, como atividades didáticas em grupos ou individuais, palestras, apresentações em eventos, workshops, dinâmicas de grupo e produção de materiais didáticos. Esse núcleo é composto por profissionais Surdos e ouvintes e também estagiários que sistematicamente estão presentes. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância dos materiais didáticos construídos pelo NOSS e sua atuação junto aos Surdos e Surdas. Para isso, realizamos uma pesquisa Narrativa (LIMA, GERALDI e GERALDI, 2015), uma vez que somos estagiárias do NOSS e atuamos na elaboração de material didático. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | DESU/INES | pt_BR |
dc.subject | Material Didático | pt_BR |
dc.subject | Núcleo de Orientação à Saúde do Surdo | pt_BR |
dc.subject | Visualidade | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a importância dos materiais didáticos produzidos pelo NOSS para a promoção da saúde dos surdos | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Trabalho apresentado na Jornada de Iniciação Científica JIC do DESU INES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências da Saúde Ciências da Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JICINES2023_Materiais_Saude_Surdos_Farias_Barbosa_Dionysio.pdf | 354,96 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.