Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1542
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDionysio, Luis Gustavo M.-
dc.contributor.authorPinto, Hugo Henrique de A.-
dc.contributor.authorSavelli, Stella-
dc.contributor.authorDionysio, Renata Barbosa-
dc.date.accessioned2025-06-16T12:14:24Z-
dc.date.available2025-06-16T12:14:24Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationDIONYSIO, Luis Gustavo M. et al. Iniciação científica de estudantes surdos na GACT por meio da oficina de máquinas e robótica: reflexões sobre um espaço de ciência não formal. JIC INES, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1542-
dc.description.abstractO Ensino de Ciências promovido de forma disciplinar por meio dos currículos de Física e Química é realizado por meio da sistematização do ensino. Nessa proposta, os conteúdos são organizados em séries, bimestres, ordem de prioridade, inter-relação de temas ou qualquer outra lógica idealizada de forma a construir caminhos de ensino e aprendizagem. Mas o presente trabalho vem apresentar a proposta de um espaço de ensino Não formal , ou seja, onde os saberes científicos são visitados e construídos a partir de situações não sistematizadas. Dessa forma acontece na Galeria de Arte, Ciência e Tecnologia a Oficina de Maquinas e Robótica, onde alunos e alunas Surdas do Ensino Médio do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos constroem artefatos baseados em saberes de Ciências, como eletricidade, mecânica, condutividade química, propriedades químicas e físicas de materiais, dentre outras. Durante a oficina os estudantes são convidados a construir objetos e para isso argumentam, debatem, buscam informações, testam e constroem a partir de saberes que vão se confluindo (BISPO DOS SANTOS, 2023), ou seja, eles vão se reunindo e ganhando mais força, mais corpo e mais potência. Nesse espaço, as relações entre docentes e discentes são construídas de formas alineares. Os estudantes buscam informações em fontes alternativas, apresentam para os docentes, esses por sua vez mediam situações de aprendizagens e construções, que não formam premeditadas por eles.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDESU/INESpt_BR
dc.subjectGaleria de Arte, Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectOficina de Maquinas e Robóticapt_BR
dc.subjectJICpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleIniciação científica de estudantes surdos na GACT por meio da oficina de máquinas e robótica: reflexões sobre um espaço de ciência não formalpt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalTrabalho apresentado na Jornada de Iniciação Científica do DESU INESpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JIC_INES-2023_Robotica_Dionysio_et al.pdf287,53 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.