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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1534
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Alessandra Dias da | - |
dc.contributor.author | Santos, Sheila Martins dos | - |
dc.contributor.author | Dionysio, Renata Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-02T14:39:34Z | - |
dc.date.available | 2025-06-02T14:39:34Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Alesandra Dias da; SANTOS, Sheila Martins; DIONYSIO, Renata Barbora. Atividades lúdicas em prol de uma educação antirracista no cenário surdo. JIC INES, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1534 | - |
dc.description.abstract | A Educação de Surdos ganha novos contornos devido às múltiplas áreas que os diversos pesquisadores e pesquisadoras estão apresentando pela interpenetração de temas que, antes, eram tratados em suas especificidades. Então hoje, temos áreas em que é possivel discutir a intecessionalidade, como a dos Negros Surdos. Trazer esses temas para a Educação Básica é um desafio para educadores, mas necessário para romper práticas hegemônicas onde somente sujeitos brancos e ouvintes são representados em diferentes espaços sociais. Assim, trazer a representatividade Negra e Surda é possibilitar espaços de identificação, reflexão e construção de subjetividades para estudantes. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é apresentar uma proposta didática que trabalhe de forma lúdica questões relacionadas a cor de pele e ao tipo de cabelo dos Negros e que fomente a construção da subjetividade Negra Surda dos estudantes num contexto bilíngue. A metodologia é a pesquisa Narrativa, uma vez que, por meio de nossas experiências e vivencias no cotidiano escolar e através do acesso de referenciais teóricos que versam sobre a Educação de Surdos (SKLIAR, 2016) e também de Educação Antirracista (PINHEIRO, 2023), foi construída a proposta da sequência didática dentro de um cenário de educação bilíngue de Surdos e por meio de uma proposta antirracista. A sequência didática é constituida por três momentos que baseiam-se em Artefatos Culturais como a Experiência Visual e a Língua de Sinais (STROBEL, 2018). O primeiro momento é a contação das histórias Meu crespo é de rainha (hooks, 2018) e também Amor de Cabelo (CHERRY, 2022) utilizando como base as imagens ampliadas dos livros. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Antirracista | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Atividade Lúdica | pt_BR |
dc.subject | Literatura Negra | pt_BR |
dc.subject | Contação das histórias | pt_BR |
dc.subject | JIC | pt_BR |
dc.title | Atividades lúdicas em prol de uma educação antirracista no cenário surdo | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Trabalho apresentado na Jornada de Iniciação Científica do DESU INES. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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JIC_INES_2023_Educacao_Antirracista_Surdos_Silva_Santos_Dionysio.pdf | 322,76 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
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