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dc.contributor.authorSilva, Alessandra Dias da-
dc.contributor.authorSantos, Sheila Martins dos-
dc.contributor.authorDionysio, Renata Barbosa-
dc.date.accessioned2025-06-02T14:39:34Z-
dc.date.available2025-06-02T14:39:34Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Alesandra Dias da; SANTOS, Sheila Martins; DIONYSIO, Renata Barbora. Atividades lúdicas em prol de uma educação antirracista no cenário surdo. JIC INES, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1534-
dc.description.abstractA Educação de Surdos ganha novos contornos devido às múltiplas áreas que os diversos pesquisadores e pesquisadoras estão apresentando pela interpenetração de temas que, antes, eram tratados em suas especificidades. Então hoje, temos áreas em que é possivel discutir a intecessionalidade, como a dos Negros Surdos. Trazer esses temas para a Educação Básica é um desafio para educadores, mas necessário para romper práticas hegemônicas onde somente sujeitos brancos e ouvintes são representados em diferentes espaços sociais. Assim, trazer a representatividade Negra e Surda é possibilitar espaços de identificação, reflexão e construção de subjetividades para estudantes. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é apresentar uma proposta didática que trabalhe de forma lúdica questões relacionadas a cor de pele e ao tipo de cabelo dos Negros e que fomente a construção da subjetividade Negra Surda dos estudantes num contexto bilíngue. A metodologia é a pesquisa Narrativa, uma vez que, por meio de nossas experiências e vivencias no cotidiano escolar e através do acesso de referenciais teóricos que versam sobre a Educação de Surdos (SKLIAR, 2016) e também de Educação Antirracista (PINHEIRO, 2023), foi construída a proposta da sequência didática dentro de um cenário de educação bilíngue de Surdos e por meio de uma proposta antirracista. A sequência didática é constituida por três momentos que baseiam-se em Artefatos Culturais como a Experiência Visual e a Língua de Sinais (STROBEL, 2018). O primeiro momento é a contação das histórias Meu crespo é de rainha (hooks, 2018) e também Amor de Cabelo (CHERRY, 2022) utilizando como base as imagens ampliadas dos livros.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Antirracistapt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectAtividade Lúdicapt_BR
dc.subjectLiteratura Negrapt_BR
dc.subjectContação das históriaspt_BR
dc.subjectJICpt_BR
dc.titleAtividades lúdicas em prol de uma educação antirracista no cenário surdopt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalTrabalho apresentado na Jornada de Iniciação Científica do DESU INES.pt_BR
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