Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1532
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Elson Nascimento-
dc.contributor.authorCoutinho, Inácio de Lima-
dc.contributor.authorLima, Rodilaine da Silva-
dc.contributor.authorDionysio, Renata Barbosa-
dc.date.accessioned2025-05-26T19:16:02Z-
dc.date.available2025-05-26T19:16:02Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, E. N. et al. Contribuições do Núcleo de Orientação à Saúde do Surdo (NOSS) para a formação do pedagogo surdo. JIC INES, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1532-
dc.description.abstractO Núcleo de Orientação à Saúde do Surdo (NOSS) faz parte da estrutura do Instituto Nacional de Educação de Surdos e atua, desde 2005, como objetivo de promover a inclusão social dos sujeitos Surdos por meio da acessibilidade de informações sobre sáude e educação (FERRARI, ALMEIDA, 2005). Dessa forma, o Núcleo é composto por professores ouvintes e Surdos (DORZIAT, 2009) que atuam em diferentes atividades pedagógicas. Eles planejam, elaboram palestras, controem materiais didáticos, arquitetam atendimentos coletivos e individuais, disponibilizam materiais didáticos dentre outras ações. Tudo isso acontece, por meio da interação entre profissionais Surdos e ouvintes que, a partir de suas áreas de formação, trazem contribuições por meio interações interculturais. Isso faz com que esse núcleo seja um importante espaço de formação para os futuros pedagogos, sobretudo pedagogos Surdos já que o ambiente é bilíngue. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é por meio de narrativas destacar a importância do NOSS como espaço de formação docente para o Pedagogo Surdo. A metodologia é a pesquisa Narrativa (REIS, OLIVEIRA, BARONI, 2022) pois permite transformar as narrativas dos estagiários, futuros Pedagogos Surdos, em objeto de estudo, reflexão e autoformação docente. Assim, ao narrar sobre o vivido no espaço de formação é possível construir significados e tecer saberes sobre o experienciado na prática e as teorias que foram estudadas ao longo da graduação. Com isso, o NOSS contribui de forma significativa para a formação do Pedagogo Surdo pois ele tem a oportunidade de participar da construção de materiais didáticos, desde a elaboração da proposta até a construção final. Acompanhar os atendimentos coletivos e individuais de estudantes Surdos permitindo a compreensão das formas de abordagempt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDESU/INESpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectNúcleo de Orientação à Saúde do Surdo (NOSS)pt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectIniciação Científicapt_BR
dc.subjectJICpt_BR
dc.titleContribuições do Núcleo de Orientação à Saúde do Surdo (NOSS) para a formação do pedagogo surdopt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalTrabalho apresentado na Jornada de Iniciação Científica do DESU, JIC INESpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JIC_2023_Nucleo_Orien_saude_Surdos_pedagogossurdos.pdf319,71 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.