Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1526
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Aline Barbosa-
dc.contributor.otherCampello, Ana Regina e Souza (Orientadora)-
dc.date.accessioned2025-04-14T15:30:49Z-
dc.date.available2025-04-14T15:30:49Z-
dc.date.issued2022-06-
dc.identifier.citationNUNES, Aline Barbosa. A importância da formação dos educadores bilíngues no ensino para alunos surdos. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Pedagogia Bilíngue), Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2022.Bilípt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1526-
dc.description.abstractA pesquisa foca na importância da formação de professores ouvintes e Surdos para atuarem na educação bilíngue para Surdos. E ainda fortalecer a importância do professor Surdo como modelo de identidade para os alunos Surdos. Para discutir tal temática faremos um tour na História para conhecermos as barreiras enfrentadas pela pessoa Surda até adquirir o direito a ter uma Língua de Sinais reconhecida. O estudo do passado é importante para entendermos a situação atual. O estudo do passado nos ajuda a compreender o presente e a lutarmos por um futuro melhor. O interesse pelo tema surgiu através da minha experiência enquanto pessoa surda que vivenciou a classe especial, a escola para Surdos e a inclusão. A metodologia executada foi à pesquisa bibliográfica, realizada em materiais publicados em livros, artigos, dissertações e teses. O aluno Surdo necessita de professores altamente participativos e motivados para aprender e se tornar fluentes na língua de sinais e que prepare um ensino pautado nas particularidades do aluno Surdo. O professor da escola bilíngue deve ser preparado para atender os diferentes propósitos das diferentes escolas bilíngues no Brasil. Só assim, ou seja, respeitando e considerando as suas necessidades educacionais, é que será possível proporcionar o pleno desenvolvimento emocional e cognitivo e a efetiva participação do aluno Surdo no meio social.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDESU/INESpt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleA importância da formação dos educadores bilíngues no ensino para alunos surdospt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalTCC em português com Resumo em Libras: https://youtu.be/3-mrVnHlSUMpt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Aline_Nunes.pdf343,22 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.