Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1525
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomides, Paula Aparecida Diniz-
dc.contributor.otherRibeiro, Tiago da Silva (Orientador)-
dc.date.accessioned2025-04-14T14:58:05Z-
dc.date.available2025-04-14T14:58:05Z-
dc.date.issued2022-06-
dc.identifier.citationGOMIDES, paula Aparecida Diniz. Estratégias de acesso e circulação do conhecimento científico: a surdez tematizada em periódicos brasileiros. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Instituto Nacional de Educação de Surdos. Rio de janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1525-
dc.description.abstractCom a recente intensificação de pessoas surdas no ensino superior, em cursos de graduação e pós-graduação, algumas reflexões se fazem necessárias a respeito dos domínios linguísticos que permeiam este espaço, especialmente diante das mudanças legislativas que priorizam a Libras como a primeira língua da comunidade surda brasileira. Debatemos a importância de repensarmos a forma como a divulgação científica tem sido conduzida em nosso país, sobretudo em relação às políticas linguísticas nas quais se embasam os periódicos científicos. Objetivamos debater formas mais inclusivas de disseminação do conhecimento, principalmente em publicações que tematizam a surdez e a educação de surdos, tendo em vista que a língua oficial desta comunidade é a Língua Brasileira de Sinais (Libras) (BRASIL, 2002; 2005). Nossos objetivos perpassam por levantar e demonstrar formas de divulgação científica, com apoio de novas tecnologias, que sejam mais acessíveis à comunidade surda, como as apresentações de artigos em Libras, por vídeo, por exemplo. Assim, questionamos: é possível desenvolver estratégias para que a produção e a circulação do conhecimento científico se tornem mais acessíveis ou democráticas? Nossa hipótese é a de que as publicações relacionadas a essa comunidade podem nos oferecer pistas acerca da forma como a produção científica pode ser democratizada, tornando-se mais acessível para realidades outras, considerando sujeitos que utilizam as línguas de modalidade viso-espaciais. Nosso ponto de partida é a coleta de estudos que tematizam a comunidade surda, por meio da visão Sociocultural, abordando de que forma os periódicos que aceitam trabalhos científicos deste cunho promovem a apresen tação e socialização destes em sua plataforma. Também debatemos instrumentos de dominação linguística e subordinação, utilizando-nos de referenciais como Bourdieu (2004), Freire (2019; 2021) e Castro-Gómez (2007). Além da busca por trabalhos na temática, investigamos os regimentos de duas licenciaturas em Letras-Libras, com foco na produção dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), bem como levantamos algumas produções em periódicos e livros que realizaram essa divulgação, tal como defendemos neste artigo. Coletamos 94 estudos, publicados entre 2019 e 2021 em duas bases de dados científicas: BDTD e CAPES periódicos. Nenhum dos estudos foi apresentado em Libras, sendo predominante a socialização por meio do suporte em PDF e em língua portuguesa. Debatemos ainda, alguns trabalhos socializados em Libras, por meio da análise de dois periódicos científicos, um livro ebook e duas licenciaturas em Letras Libras. Concluímos que, em geral, os repositórios que socializam estudos sobre a educação de surdos não desenvolvem uma forma alternativa ou democrática de divulgação em Libras. Essas ações ocorrem de forma fragmentada em periódicos e livros, bem como, também não são totalmente articuladas e integrativas nos regulamentos para a produção do TCC nas licenciaturas analisadas.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDESU/INESpt_BR
dc.subjectPolíticas linguísticaspt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.subjectComunidade surdapt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleEstratégias de acesso e circulação do conhecimento científico: a surdez tematizada em periódicos brasileirospt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalTCC do curso de Pedagogia Bilíngue em português com tradução do Resumo em Libras: https://www.youtube.com/watch?v=rlDxbJLyN14pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Paula Gomides_Final.pdf2,28 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.