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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1436
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Campos, Francimara Cabral | - |
dc.contributor.author | Costa, Marise Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Costa, Willas Dias | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-09T14:09:25Z | - |
dc.date.available | 2024-02-09T14:09:25Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Francimara Cabral; COSTA, Marise Gonçalves; COSTA, Willas Dias. A importância dos materiais adaptados no ensino do aluno surdo e deficiente intelectual. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 42, ano 2022, p. 54-6004, 2022. Semestral. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/arqueiro-42. Acesso em: 22 jan. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-2495 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1436 | - |
dc.description.abstract | Este ensaio tem como objetivo considerar a importância dos materiais adaptados no ensino do aluno surdo com deficiência intelectual. Essa temática é relevante para o meio acadêmico devido à discussão e à problemática levantada na consolidação de políticas públicas na área da educação especial na perspectiva inclusiva, dos educandos surdos com condições associadas. Resolvemos adotar esta temática para o debate por sempre estarmos observando quando assessoramos as escolas e percebemos a falta do uso desses materiais no ensino do aluno surdo, sendo que o surdo tem como principal canal de aprendizagem a percepção visual e tátil, e a não utilização desses recursos acarreta grandes prejuízos em sua aprendizagem. Na educação de surdos com deficiência intelectual, exige-se que os professores tenham um olhar direcionado para novas estratégias e metodologias de ensino eficazes, que alcancem o aprendizado dessa clientela, considerando sempre uma educação bilíngue, fazendo uso de materiais visuais e diferenciados, levando sempre em consideração o tempo necessário de aprendizado do aluno. Dentre as fontes deste estudo, são privilegiados os documentos oficiais do MEC, a Constituição Brasileira de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 e livros de autores na área da perspectiva inclusiva. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Materiais adaptados | pt_BR |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.title | A importância dos materiais adaptados no ensino do aluno surdo e deficiente intelectual | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Educação Básica | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Vol. 42 (2022), Semestral – ISSN-1518-2495. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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