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dc.contributor.authorCampos, Francimara Cabral-
dc.contributor.authorCosta, Marise Gonçalves-
dc.contributor.authorCosta, Willas Dias-
dc.date.accessioned2024-02-09T14:09:25Z-
dc.date.available2024-02-09T14:09:25Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCAMPOS, Francimara Cabral; COSTA, Marise Gonçalves; COSTA, Willas Dias. A importância dos materiais adaptados no ensino do aluno surdo e deficiente intelectual. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 42, ano 2022, p. 54-6004, 2022. Semestral. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/arqueiro-42. Acesso em: 22 jan. 2024.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2495-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1436-
dc.description.abstractEste ensaio tem como objetivo considerar a importância dos materiais adaptados no ensino do aluno surdo com deficiência intelectual. Essa temática é relevante para o meio acadêmico devido à discussão e à problemática levantada na consolidação de políticas públicas na área da educação especial na perspectiva inclusiva, dos educandos surdos com condições associadas. Resolvemos adotar esta temática para o debate por sempre estarmos observando quando assessoramos as escolas e percebemos a falta do uso desses materiais no ensino do aluno surdo, sendo que o surdo tem como principal canal de aprendizagem a percepção visual e tátil, e a não utilização desses recursos acarreta grandes prejuízos em sua aprendizagem. Na educação de surdos com deficiência intelectual, exige-se que os professores tenham um olhar direcionado para novas estratégias e metodologias de ensino eficazes, que alcancem o aprendizado dessa clientela, considerando sempre uma educação bilíngue, fazendo uso de materiais visuais e diferenciados, levando sempre em consideração o tempo necessário de aprendizado do aluno. Dentre as fontes deste estudo, são privilegiados os documentos oficiais do MEC, a Constituição Brasileira de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 e livros de autores na área da perspectiva inclusiva.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectMateriais adaptadospt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.titleA importância dos materiais adaptados no ensino do aluno surdo e deficiente intelectualpt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEducação Básicapt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalVol. 42 (2022), Semestral – ISSN-1518-2495.pt_BR
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