Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1432
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorColacique, Rachel Capucho-
dc.contributor.authorMenezes, Patrícia da Costa-
dc.date.accessioned2024-02-09T13:58:24Z-
dc.date.available2024-02-09T13:58:24Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCOLACIQUE, Rachel Capucho; MENEZES, Patrícia da Costa. Ensino remoto e os desafios da produção de materiais didáticos para o ensino de surdos. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 41, ano 2022, p. 44-59, 2022. Semestral. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/revista-arqueiro-no-40-e-41. Acesso em: 16 jan. 2024.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2495-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1432-
dc.description.abstractEsse artigo tem por objetivo apresentar as iniciativas desenvolvidas, durante o período emergencial de ensino remoto, no Setor de Ensino Fundamental – Primeiro Segmento – do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (SEF 1/ CAP/INES), diante do desafio da produção de materiais impressos para os alunos das séries iniciais. São apontados alguns dos desafios enfrentados e as abordagens metodológicas utilizadas pela equipe de professores para a produção de materiais didáticos impressos, que buscassem contemplar as especificidades dos indivíduos surdos e as limitações linguísticas dos estudantes atendidos. Buscando conciliar os princípios que norteiam as práticas de educação bilíngue para surdos, e em consonância com os parâmetros que norteiam os estudos da visualidade e da pedagogia surda (STROBEL, 2006, 2013; PERLIN, 2003, 2008; SKLIAR, 1997), o presente texto traz o relato de experiência das autoras, tendo como resultado algumas sugestões de atividades propostas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectEducação Bilínguept_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleEnsino remoto e os desafios da produção de materiais didáticos para o ensino de surdospt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEducação Básicapt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalVol. 41 (2022), Semestral – ISSN-1518-2495.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Colacique_Menezes_2022.pdf615,09 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.