Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1432
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Colacique, Rachel Capucho | - |
dc.contributor.author | Menezes, Patrícia da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-09T13:58:24Z | - |
dc.date.available | 2024-02-09T13:58:24Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | COLACIQUE, Rachel Capucho; MENEZES, Patrícia da Costa. Ensino remoto e os desafios da produção de materiais didáticos para o ensino de surdos. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 41, ano 2022, p. 44-59, 2022. Semestral. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/revista-arqueiro-no-40-e-41. Acesso em: 16 jan. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-2495 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1432 | - |
dc.description.abstract | Esse artigo tem por objetivo apresentar as iniciativas desenvolvidas, durante o período emergencial de ensino remoto, no Setor de Ensino Fundamental – Primeiro Segmento – do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (SEF 1/ CAP/INES), diante do desafio da produção de materiais impressos para os alunos das séries iniciais. São apontados alguns dos desafios enfrentados e as abordagens metodológicas utilizadas pela equipe de professores para a produção de materiais didáticos impressos, que buscassem contemplar as especificidades dos indivíduos surdos e as limitações linguísticas dos estudantes atendidos. Buscando conciliar os princípios que norteiam as práticas de educação bilíngue para surdos, e em consonância com os parâmetros que norteiam os estudos da visualidade e da pedagogia surda (STROBEL, 2006, 2013; PERLIN, 2003, 2008; SKLIAR, 1997), o presente texto traz o relato de experiência das autoras, tendo como resultado algumas sugestões de atividades propostas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Educação Bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.title | Ensino remoto e os desafios da produção de materiais didáticos para o ensino de surdos | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Educação Básica | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Vol. 41 (2022), Semestral – ISSN-1518-2495. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais Aplicadas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Colacique_Menezes_2022.pdf | 615,09 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Licença Creative Commons (BY-NC-ND) – download e compartilhamento permitidos para uso não comercial, necessário mencionar os autores.