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dc.contributor.authorRevista Arqueiro nº 43-
dc.date.accessioned2024-02-08T13:38:51Z-
dc.date.available2024-02-08T13:38:51Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citation,. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 43, p. 1-78, Semestral. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/arqueiro-43. Acesso em: 29 ago. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2495-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1428-
dc.description.abstractNesta edição, a revista Arqueiro n° 43 nos presenteia com artigos produzidos por profissionais da área de educação que atuam nos CAS - Centro de Atendimento ao Surdo - de todo o território nacional, contendo conteúdos com reflexões sobre a atuação no espaço escolar inclusivo com crianças e adolescentes surdos com múltiplos comprometimentos. Estes textos são o trabalho de conclusão desses profissionais, no curso de aperfeiçoamento intitulado “Abordagem Integral da Pessoa Surda com Múltiplos Comprometimentos”, organizado pelo Departamento de Desenvolvimento Humano Científico e Tecnológico do INES e integrante do Programa Nacional de Educação Bilíngue de Surdos - PRONAEBS. O primeiro artigo apresenta a experiência de duas professoras no ensino da Língua Portuguesa e do Braille com um aluno portador de Síndrome de Usher. Além dos aspectos pedagógicos, essas professoras de Santa Catarina discutem a importância do processo de construção da identidade das pessoas surdocegas, assim como da aceitação e apreensão do conceito de surdocegueira pelas famílias. No segundo artigo, apresenta-se a discussão a partir de uma revisão bibliográfica sobre o ensino da Língua de Sinais para pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) não verbais. Esta população representa um desafio para as famílias e para a escola. Os autores apresentam a Libras como uma alternativa para a comunicação, independente se essas pessoas são surdas ou ouvintes. O terceiro artigo trata-se de um relato de experiência com um aluno surdo com paralisia cerebral em Aracaju (Alagoas), na Sala de Recursos Multifuncionais. A autora apresenta estratégias pedagógicas e recursos instrucionais, desenvolvidos a partir de um plano de ensino específico para este aluno. O quarto artigo nos convida à reflexão sobre o ensino de Libras e a disciplina de Geografia no ensino médio. A autora analisa como a não apreensão de língua estruturada afeta a construção do conhecimento, neste caso da disciplina de Geografia, e os desdobramentos no cotidiano dos sujeitos. O quinto artigo se refere a uma revisão de bibliografia sobre os desafios de sujeitos surdocegos em todos os ambientes, incluindo o escolar. A partir dessas referências, a autora apresenta um relato de experiência com um aluno surdocego matriculado no sétimo ano do ensino fundamental, descreve as estratégias pedagógicas e como elas devem ser centradas no educando. Desejamos a tod@s uma excelente leitura!! As editoras!pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectInstituto Nacional de Educação de Surdos (Brasil)pt_BR
dc.subjectSurdos – Educaçãopt_BR
dc.titleRevista Arqueiro nº 43pt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.producerRevista Arqueiro-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalRio de Janero : INES – v. : il. ; 28cm, Vol. 43 (2022), Semestral – ISSN-15 8-2495. 1. Surdos – Educação. I. Instituto Nacional de Educação de Surdos (Brasil).pt_BR
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