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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1425
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Nogueira, Tathiana Targine | - |
dc.contributor.other | Felipe de Souza, Tanya Amara | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-08T13:37:07Z | - |
dc.date.available | 2024-02-08T13:37:07Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | NOGUEIRA, Tathiana Targine. Processo de criação de sinais-termos em Libras. Orientador: Tanya Amara Felipe de Souza. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Educação Bilíngue , Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos , Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1425 | - |
dc.description.abstract | Durante anos, por vários fatores sociais, educacionais e políticos, não havia o reconhecimento legal da Língua Brasileira de Sinais – Libras no Brasil e muitos surdos tinham pouco acesso às universidades públicas e/ou particulares. Diante disso, observamos a escassez de glossários específicos nas diversas áreas do conhecimento em Libras e, por isso, há alguns intérpretes e/ou surdos que usam datilologia por não se ter um sinal-termo. Nesta pesquisa, compreendemos glossário como um documento terminográfico de catalogação de terminologias destinado a atender um público que busca por informações lexicais precisas e visa melhorar seu desempenho linguístico, por meio do conhecimento de termos específicos de determinada área, segundo Faulstich (2010), Krieger (2012) e Tuxi (2016). Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar e registrar terminologia específica em Libras sobre educação bilíngue a fim de contribuir com os estudos terminográficos dessa língua. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, analisamos o processo de criação de sinais-termo sobre tipos de educação bilíngue. Para a coleta de dados, foram investigados dez sinais-termo, dos dezessete que foram extraídos do artigo de Felipe (2007) “Bilinguismo e Educação Bilíngue: questões teóricas e práticas pedagógicas”, que foram analisados durante as aulas na disciplina “Educação Bilíngue” do Mestrado Profissional do INES. Os resultados parciais demonstram que ainda são poucos os glossários terminológicos com sinais da Libras e não há vasta divulgação dessas produções. Outros resultados preliminares revelam que a maioria dos glossários existentes em Libras no Brasil apresenta fotografias de sinais. O registro de sinais em imagem de uma língua gesto-visual representa uma perda de informação fonológica, limitando registros manuais e não-manuais, devido ao fato de o sinal não ser filmado. Dessa forma, constatamos que a elaboração de glossários para áreas específicas é latente para as comunidades surdas. Por isso, o produto desta pesquisa visa à disponibilização de uma playlist, em canal do YouTube, no Repositório do INES com acesso através de um QRCode, como estratégia equânime de distribuição/divulgação de sinais-termo sobre tipos de educação bilíngue. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Terminologia | pt_BR |
dc.subject | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject | Glossário | pt_BR |
dc.title | Processo de criação de sinais-termos em Libras | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Trabalho de Conclusão de Curso (Mestrado Profissional em Educação Bilíngue)—Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2023. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação_Tathiana.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) | 2,71 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
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