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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Cristiaine Silva-
dc.contributor.authorFranco, Ludmila Veiga Faria-
dc.date.accessioned2024-02-07T20:57:21Z-
dc.date.available2024-02-07T20:57:21Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Cristiaine Silva; FRANCO, Ludmila Veiga Faria. Mídia Sociais: Análise do Certame Diário como possibilidade de aprendizagem da Língua Portugues. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 40, ano 2022, p. 82-91, 2022. Semestral. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/revista-arqueiro-no-40-e-41. Acesso em: 15 jan. 2024.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2495-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1416-
dc.description.abstractOs avanços da tecnologia têm mudado constantemente a nossa vida, influenciando cada vez mais positivamente as relações sociais. Hoje, quase todas as pessoas estão nas redes sociais e gradativamente os laços se tornam virtuais. Para fazer parte dessa estação, a pessoa surda também utiliza esse meio para comunicação em vídeo e em Língua Portuguesa. Este estudo visa analisar a produção escrita do surdo nas mídias sociais, com o objetivo de elaboração de estratégias de aprendizagem da Língua Portuguesa. A pesquisa é do tipo qualitativo com característica descritiva. Para essa coleta foram selecionadas mensagens de whatsapp, facebook e Instagram de surdos que voluntariamente contribuíram com esse trabalho. O procedimento da pesquisa se deu pela análise das mensagens coletadas e momentos de ensino das mesmas com estratégias e possibilidades de metodologia de ensino de segunda língua. O resultado sinalizou que as mídias sociais são recursos que despertam o prazer e de forma não padrão possibilita o aprendizado da Língua Portuguesa pelos surdos. E ainda que nos surdos que têm aquisição de primeira língua, no caso a Libras, esse processo de aprendizagem de segunda língua se torna mais leve, cooperando para minimização das dificuldades de aprendizagem escolar. Os sujeitos que participaram do encontro puderam perceber as possibilidades que há na escrita da Língua Portuguesa e aprenderam construção frasal de forma prazerosa. Portanto, os usos das redes sociais podem ser um mecanismo de aprendizagem de uma segunda língua e um meio estratégico adotado pelos docentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectLingua Portuguesa (L2)pt_BR
dc.subjectRedes Sociaispt_BR
dc.subjectEstratégia de aprendizagempt_BR
dc.titleMídias Sociais: análise do Certame Diário como possibilidade de aprendizagem da Língua Portuguesapt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEducação Básicapt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalVol. 40 (jul-dez, 2019), Semestral – ISSN-1518-2495.pt_BR
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

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