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dc.contributor.authorSilva, Giselli Mara da-
dc.date.accessioned2016-11-07T19:22:20Z-
dc.date.available2016-11-07T19:22:20Z-
dc.date.issued2012-09-
dc.identifier.citationSILVA, G. M. da. Ensino-aprendizagem de leitura numa turma de alunos surdos — mescla linguística e diferenças entre as línguas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. p. 193-194.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/134-
dc.description.abstractNesta apresentação, pretende-se discutir os processos de ensino-aprendizagem da leitura de textos em Português numa turma de alunos surdos, considerando se os diferentes padrões internacionais, relativos ao uso da Libras e da mescla dessa língua com o Português, construídos pelos participantes em diferentes momentos das aulas de leitura. Compreende-se que, sendo a mescla linguística um fenômeno linguístico comum em ambientes multilíngues, é necessária uma discussão da situação linguística vivenciada pelos alunos surdos em sala de aula para se vislumbrarem as consequências em termos de seu processo de aprendizagem. A orientação teórico-metodológica adotada no desenvolvimento deste trabalho explora: (i) contribuições conceituais da Sociolinguística Interacional (GUMPERZ, 2002; ERICKSON; SCHULTZ, 2002); (ii) Etnografia Interacional (GREEN; BLOOME, 1995; GREEN; DIXON; ZAHARLICK, 2005); (iii) dos Estudos do Letramento (BLOOME, 1987,1989; CASTANHEIRA et. al, 2001; CASTANHEIRA; GREEN; DIXON, 2007); (iv) e do campo da surdez relativas ao estudo de diferentes aspectos da aprendizagem do Português por surdos (QUADROS, 1997; BERNARDINO, 1999; BOTELHO, 2002; CHAVES, 2002; LODI; HARRISON, CAMPOS, 2002; SILVA, 2005). A partir desse quadro conceitual, desenvolveu-se um estudo de orientação etnográfica em uma turma de surdos do 92 ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Belo Horizonte, por meio de observação participante (SPRADLEY, 1980) e filmagens das aulas de Português e entrevistas com os participantes do grupo observado. O processo analítico possibilitou a identificação de padrões internacionais construídos pelos participantes relativos ao uso do Português sinalizado e da Libras no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, evidenciou-se como as escolhas, pelos participantes, entre o uso da Libras ou de mesclas linguísticas, pode trazer consequências para os alunos em termos de compreensão dos textos em Português, sendo que diferenças entre as duas línguas, sejam semânticas ou sintáticas, quando não explicitadas, podem criar dificuldades para a compreensão de textos escritos por parte dos alunos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectEnsino de Portuguêspt_BR
dc.subjectAlunos Surdospt_BR
dc.subjectSociolinguística Interacionalpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.titleEnsino-aprendizagem de leitura numa turma de alunos surdos — mescla linguística e diferenças entre as línguaspt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalTexto de duas páginas com Resumo e Referências de Comunicação apresentada no Congresso do INES. Pesquisa etnográfica com turma de surdos do Ensino Fundamental, de escola pública de Belo Horizonte.pt_BR
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

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