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dc.contributor.authorSilva, Daniela da Conceição da-
dc.date.accessioned2023-09-13T12:48:12Z-
dc.date.available2023-09-13T12:48:12Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Daniela da Conceição da. Práticas didáticas com alunos na sala de recursos multifuncional . Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 39, p. 68-79, Semestral. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/arqueiro-39. Acesso em: 29 set. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2495-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1338-
dc.description.abstractAs práticas didáticas utilizadas pelos professores de surdos podem proporcionar inúmeras possibilidades para o desenvolvimento da cognição dos alunos. Entendemos, que além de levar em conta sua diferença linguística no Atendimento Educacional Especializado (AEE), é preciso propor novar formas didáticas a fim de serem sujeitos mais participativos e criativos. Sobre isso, discutiremos com Eulália Fernandes (2012), Neiva de Aquino Albres (2010), dentre outros. Este estudo tevcomo objetivo principal analisar os elementos didáticos e as condições pedagógicas para os alunos surdos construírem seus conhecimentos, bem como a produção de um Guia de Apoio e Orientação ao Professor que atua com eles na Sala de Recursos Multifuncional. O desenvolvimento da pesquisa foi pautado na Pesquisa-ação onde utilizou-se a observação participante com registro em diário de campo e uma entrevista semiestruturada com duas professoras da Sala de Recursos Multifuncionais em duas escolas públicas da Baixada Fluminense. A reflexão do estudo apoiou-se na análise dos resultados a partir de quatro categorias adaptadas segundo a proposta que o Ministério da Educação (MEC) propõe sobre os Momentos didáticos-pedagógicos para os alunos surdos. As categorias adaptadas foram: Práticas didáticas no AEE em Libras para o seu desenvolvimento; Práticas didáticas no AEE em Libras para aprendizagem do português escrito; Práticas didáticas no AEE em Libras para aquisição dos conteúdos escolares; Os recursos e as estratégias usadas no AEE. Com a investigação da pesquisa, comprovou-se que as práticas didáticas oferecidas aos alunos surdos nesses atendimentos precisam ser ressignificadas, além do espaço da Sala de Recursos, no contexto de políticas públicas das secretarias de educação numa perspectiva bilíngue, na construção e elaboração de recursos didáticos utilizados com eles e principalmente no desenvolvimento de sua cognição. Além da análise dos dados obtidos nesta pesquisa, foi produzido, como produto final, o Guia de Apoio e Orientação ao Professor, cuja intenção foi ser um instrumento para a ressignificaçãoe a redescoberta de práticas didáticas críticas que contribuíram para ampliar o conhecimento em relação à aprendizagem dos alunos atendidos e atender à busca de recursos, apoio e informações didáticas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectInstituto Nacional de Educação de Surdos (Brasil)pt_BR
dc.subjectSurdos – Educaçãopt_BR
dc.subjectPráticas docentept_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titlePráticas didáticas com alunos na sala de recursos multifuncionalpt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalArqueiro / Instituto Nacional de Educação de Surdos. – Vol. 1 (jan/jun 2000) – Rio de Janeiro : INES – v. : il. ; 28cm, Vol. 39 (jul-dez, 2019), Semestral – ISSN-1518-2495.pt_BR
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