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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1335
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, José Carlos de | - |
dc.date.accessioned | 2023-09-13T12:46:43Z | - |
dc.date.available | 2023-09-13T12:46:43Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, José Carlos de. Letramento e alfabetização de alunos com surdocegueira: desafios e possibilidades. Revista Arqueiro, Rio de Janeiro: INES, ed. 39, p. 20-35, Semestral. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/arqueiro-39. Acesso em: 29 set. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-2495 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1335 | - |
dc.description.abstract | Com o intuito de apresentar as lutas teste trabalho visa a relatar e refletir sobre as experiências em atividades de letramento/alfabetização desenvolvidas em 2017 com aluno surdocego do primeiro ano do Ensino Fundamental em uma instituição filantrópica de uma cidade da região do Triângulo Mineiro. Teve como base certas teorias da ciência cognitiva, de Van Djik (1968), Vygotsky (1984), Damásio (2000), Street (2003), Semeguini-Siqueira (2006), que analisam alguns dos componentes primordiais para o desenvolvimento pleno da criança e que influenciam seus processos mentais, entre eles, a cognição, as emoções e a vontade, o letramento emergente e o letramento/alfabetização da criança sem deficiência e da criança surdocega. Considerando o nível de desenvolvimento e o perfil do aluno, foram utilizados para atividades de leitura textos do gênero literário que possibilitassem explorar os sentidos: paladar, olfato, e, sobretudo, o tato. Abordou-se, também, a parte motora para possibilitar o desenvolvimento de atividades escritas, num trabalho interdisciplinar. Para o desenvolvimento das atividades foram usadas diferentes formas de comunicação alternativa, de acordo com as possibilidades e necessidades do aluno surdocego. Como resultado, pôde-se constatar a importância da elaboração de material e recursos didático-pedagógicos que exploram os sentidos e, a necessidade da formação do professor mediador para estabelecer relações comunicativo-afetivas que le- vem o aluno surdocego a descobrir-se e, ao descobrir-se, descobrir o meio social que o cerca. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Instituto Nacional de Educação de Surdos (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Surdos – Educação | pt_BR |
dc.title | Letramento e Alfabetização de alunos com surdocegueira: desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.producer | Revista Arqueiro | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | Arqueiro / Instituto Nacional de Educação de Surdos. – Vol. 1 (jan/jun 2000) – Rio de Janeiro : INES – v. : il. ; 28cm, Vol. 39 (jul-dez, 2019), Semestral – ISSN-1518-2495. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais Aplicadas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Arqueiro 39 - web - 22092021-22-37.pdf | 164,14 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
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