Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1321
Título: Práticas e experiências bilíngues no cotidiano da educação de surdos
Autor(es): Organizador: Silva, Aline Gomes da
Organizador: Silva, Flavio Eduardo Pinto da
Produtor: INES
Revista Arqueiro
Palavras-chave: Instituto Nacional de Educação de Surdos (Brasil);Surdos – Educação
Data do documento: 2022
Editor: INES
Citação: (ORGANIZADOR), Aline Gomes da Siva; (ORGANIZADOR), Flavio Eduardo Pinto da Silva. Práticas e experiências bilíngues no cotidiano da educação de surdos. 1 ed. Rio de Janeiro: INES, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/praticas-e-experiencias-bilingues-no-cotidiano-da-educacao-de-surdos-1. Acesso em: 29 ago. 2023.
Resumo: Ao recebermos o convite para organizar este livro sobre experiências e práticas bilíngues na educação de Surdos, imediatamente pensamos nos professores com quem temos trabalhado ou aqueles com os quais tivemos contato durante nossa caminhada na educação, seja a partir de alguns trabalhos em comum, parcerias, congressos e/ou assessorias pelo país afora... Professores cujas práticas gostaríamos de ver registradas, pela importância que carregam na construção de uma educação de surdos mais justa, crítica e socialmente comprometida. Neste desafio de organizar o livro, concordamos que se fazia importante trazer ao futuro leitor uma diversidade de temas sobre o que vem sendo produzido no interior das instituições educacionais/acadêmicas, nos cotidianos e nas relações que aí se vivem. Trata-se de temas pertinentes, frutos da pesquisa e da dedicação profissional, e que apresentam trabalhos desenvolvidos com os recursos disponíveis e, especialmente, valorizando o que nos é tão caro: a educação bilíngue de pessoas surdas. O cenário em que se deu a construção deste livro não pode ser apagado. A maior parte do processo desenvolveu-se em um contexto de Pandemia causada pelo coronavírus, (SARS-CoV-2), provocando a doença COVID-19, que assolou o mundo. Neste período vivenciamos o isolamento físico do nosso trabalho, de nossas pesquisas, dos nossos entes queridos e dos nossos amigos. Alguns de nós perdemos pessoas e outras se contagiaram com a doença. Experienciamos o medo, a tristeza, o luto, mas também resiliência que, somada à energia de tantos outros profissionais da educação por todo o país, nutre a esperança e o espírito de transformar a nossa realidade para melhor, superando nossos próprios temores. Assim, gostaríamos de parabenizar a todos os profissionais que escreveram este livro, que cada um, em seus Estados e no chão de suas escolas/instituições, têm feito um trabalho indispensável na educação desse país, nesse caso específico, na Educação dos Surdos. Esse compêndio de trabalhos mostra a pesquisa, a criatividade e o potencial dos profissionais na educação pública brasileira. Desejamos que a partilha desses trabalhos ajude a semear outras e novas possibilidades de pensar e construir a educação de surdos a partir da perspectiva bilíngue. Os profissionais que atuam nessa área e participaram desta produção mostram que, mesmo com poucos recursos, somos capazes de desenvolver experiências que podem fazer a diferença na vida dos estudantes Surdos desse nosso Brasil. Bem-vindo à leitura!
Descrição: O Instituto Nacional de Educação de Surdos / Aline Gomes da Silva / Flavio Eduardo Pinto da Silva (Orgs.) (Org). — Rio de Janeiro: INES, 2022. 170 p.; il. color.; e-book Inclui bibliografia. Práticas e experiências bilíngues no cotidiano da educação de surdos, Aline Gomes da Silva, Flavio Eduardo Pinto da Silva.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1321
Público Alvo: Ensino Superior
Formação Continuada
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticas e Experiências Bilíngues no Cotidiano da Educação de Surdos - Versão Final com ISBN.pdfLivro8,54 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons