Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1295
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Gleice Kelly do | - |
dc.contributor.other | Cavalcante, Waneska Ferreira (orientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-31T14:42:35Z | - |
dc.date.available | 2023-08-31T14:42:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-07 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Gleice Kelly Rocha do. A mediação entre professor e alunos surdos: a visualidade como caminho para a educação de surdos. Trabalho de Conclusão de Curso, 26 f. (Graduação em Pedagogia), Departamento de Ensino Superior, Instittuto Nacional de Educação de Surdos, Polo UFC, Rio de Janeiro, 2023.r | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1295 | - |
dc.description.abstract | Na trajetória da educação de surdos temos o Congresso de Milão em 1880, este traz os métodos comunicação que fizeram parte da votação que elegeu o oralismo como forma de comunicação. O sujeito surdo encontra dificuldade em estabelecer uma comunicação eficaz devido à falta de contato com a língua utilizada pelo seu grupo social. Entender a importância de possibilitar ao surdo estabelecer uma comunicação por meio da língua de sinais é imprescindível para o fazer pedagógico, assim como compreender que Libras como primeira língua e a língua portuguesa escrita como segunda língua. A mediação pedagógica na educação de surdos acontece por meio da interação entre docente e discente, tendo a comunicação por meio da Libras, que foi reconhecida como meio de comunicação legal pela Lei 10.436/2002. Entender como acontece à mediação pedagógica é importante para permitir o planejamento da ação de trabalho entre docentes e alunos, tanto pela comunicação quanto pelas estratégias utilidades, ou pela elaboração de materiais bilíngues que atendam a necessidade do aluno. Na educação de surdos é importante que seja utilizada a experiência visual como base de estruturação e planejamento das aulas, dessa forma é fundamental recorrer a estratégias de ação fundamentadas em uma pedagogia visual, com recursos e materiais didáticos pedagógicos bilíngues, os quais utilizam a Libras como língua de comunicação e instrução e língua portuguesa escrita com alunos surdos. O presente estudo realizou por meio de uma pesquisa bibliográfica um breve resgate histórico, produzindo considerações a respeito de acontecimento e leis que influenciaram a história da educação de surdos. Esta pesquisa discorreu sobre a importância da comunicação em Libras no processo de mediação, sobre a influência de estratégias de ação baseadas em uma pedagogia visual, além de apresentar um breve relato das experiências desta pesquisadora surda em suas práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.language.iso | sgn_BR | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | DESU/INES | pt_BR |
dc.subject | TCC | pt_BR |
dc.subject | Visualidade | pt_BR |
dc.subject | Experiência visual | pt_BR |
dc.subject | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.title | A mediação entre professor e alunos surdos: a visualidade como caminho para a educação de surdos | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.description.general | Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia EaD do INES no polo UFC. Trabalho com 26 folhas em língua portuguesa com Resumo em Libras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Gleice Kelly_final_2 de jul 2023.pdf | 391,84 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons