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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Gleice Kelly do-
dc.contributor.otherCavalcante, Waneska Ferreira (orientadora)-
dc.date.accessioned2023-08-31T14:42:35Z-
dc.date.available2023-08-31T14:42:35Z-
dc.date.issued2023-07-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Gleice Kelly Rocha do. A mediação entre professor e alunos surdos: a visualidade como caminho para a educação de surdos. Trabalho de Conclusão de Curso, 26 f. (Graduação em Pedagogia), Departamento de Ensino Superior, Instittuto Nacional de Educação de Surdos, Polo UFC, Rio de Janeiro, 2023.rpt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1295-
dc.description.abstractNa trajetória da educação de surdos temos o Congresso de Milão em 1880, este traz os métodos comunicação que fizeram parte da votação que elegeu o oralismo como forma de comunicação. O sujeito surdo encontra dificuldade em estabelecer uma comunicação eficaz devido à falta de contato com a língua utilizada pelo seu grupo social. Entender a importância de possibilitar ao surdo estabelecer uma comunicação por meio da língua de sinais é imprescindível para o fazer pedagógico, assim como compreender que Libras como primeira língua e a língua portuguesa escrita como segunda língua. A mediação pedagógica na educação de surdos acontece por meio da interação entre docente e discente, tendo a comunicação por meio da Libras, que foi reconhecida como meio de comunicação legal pela Lei 10.436/2002. Entender como acontece à mediação pedagógica é importante para permitir o planejamento da ação de trabalho entre docentes e alunos, tanto pela comunicação quanto pelas estratégias utilidades, ou pela elaboração de materiais bilíngues que atendam a necessidade do aluno. Na educação de surdos é importante que seja utilizada a experiência visual como base de estruturação e planejamento das aulas, dessa forma é fundamental recorrer a estratégias de ação fundamentadas em uma pedagogia visual, com recursos e materiais didáticos pedagógicos bilíngues, os quais utilizam a Libras como língua de comunicação e instrução e língua portuguesa escrita com alunos surdos. O presente estudo realizou por meio de uma pesquisa bibliográfica um breve resgate histórico, produzindo considerações a respeito de acontecimento e leis que influenciaram a história da educação de surdos. Esta pesquisa discorreu sobre a importância da comunicação em Libras no processo de mediação, sobre a influência de estratégias de ação baseadas em uma pedagogia visual, além de apresentar um breve relato das experiências desta pesquisadora surda em suas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDESU/INESpt_BR
dc.subjectTCCpt_BR
dc.subjectVisualidadept_BR
dc.subjectExperiência visualpt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.titleA mediação entre professor e alunos surdos: a visualidade como caminho para a educação de surdospt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalTrabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia EaD do INES no polo UFC. Trabalho com 26 folhas em língua portuguesa com Resumo em Libraspt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

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