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dc.contributor.authorBrito, Ennedy Evelyn de Jesus-
dc.contributor.otherChalhub, Tania (Orient.)-
dc.date.accessioned2023-07-26T12:34:31Z-
dc.date.available2023-07-26T12:34:31Z-
dc.date.issued2022-10-
dc.identifier.citationBRITO, Ennedy Evelyn de Jesus. As políticas educacionais relacionadas ao aluno surdo nas teses e dissertações no Brasil. Trabalho de Conclusão de Curso (Gradiuação em Pedagogia) Departamento de Ensino Superior, Rio de Janeiro/Lavras, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1270-
dc.description.abstractO trabalho tem como foco as políticas educacionais relacionadas à educação bilíngue de surdos. Aborda a importância no ensino regular com destaque para a cultura dos surdos. O objetivo da pesquisa é analisar as políticas públicas educacionais relacionadas aos alunos surdos. Foi realizada pesquisa bibliográfica tendo como fonte de coleta de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), com os termos políticas educacionais e surdos. A pesquisa teve como finalidade identificar as principais questões discutidas nos trabalhos acadêmicos no Brasil, sem recorte temporal, para compreender a evolução histórica. Percebe-se que, a partir do ano 2011 houve um crescimento no interesse pelo tema, o qual alcançou seu ápice em 2014. Os resultados apontam uma lacuna entre 2015 e 2017 no interesse pelaeducação de surdos. Vale destacar que a temática está presente em apenas 14 universidades, sendo a maioria, nove (9) da Região Sudeste, seguidas da Região Sul, três (3), sendo que as Regiões Nordeste e Centro-Oeste apresentam apenas um (1) trabalho cada. Estudos apontam que a presença de intérpretes de Libras em sala de aula não significa que o ensino seja bilingue uma vez que é preciso que a Libras seja a língua de instrução, que haja leitura e produção em português, dentre outros elementos. É preciso repensar todo o contexto que permeia a educação dos surdos, bem como compreender o conceito de educação bilíngue. Podemos perceber que as pesquisas de mestrado e doutorado presentes na BDTD apresentam diferentes leituras das políticas públicas educacionais relacionadas à comunidade surda. Porém, a maioria aponta a educação bilingue como fundamental para a educação destes sujeitos.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectAlunos surdospt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõespt_BR
dc.subjectPolítica Públicapt_BR
dc.subjectTCCpt_BR
dc.titleAs políticas educacionais relacionadas ao aluno surdo nas teses e dissertações no Brasilpt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalTCC apresentado ao Departamento de Ensino Superior (DESU) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) para conclusão do curso de Pedagogia na modalidade EAD no polo da UFLA. Resumo em Libras.pt_BR
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