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dc.contributor.authorRibeiro, Agne de Albuquerque França-
dc.contributor.otherCruz, Osilene Maria de Sá e Silva da (Orientadora)-
dc.date.accessioned2023-07-19T21:35:59Z-
dc.date.available2023-07-19T21:35:59Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Agne de Albuquerque França. Produção de material didático para o ensino de língua portuguesa como L2 para alunos surdos: uso de recursos digitais em uma perspectiva bilíngue. 2022. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1268-
dc.description.abstractO presente trabalho busca contribuir para a educação de surdos e ampliar o universo de potencialidades da produção de material didático para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua (L2) para esses aprendizes em uma perspectiva bilíngue (Libras-Português escrito), por meio de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória descritiva (GIL, 2002), com o objetivo de elaborar material pedagógico voltado para a alfabetização de discentes surdos do primeiro ano de Ensino Fundamental. Como referencial teórico, a pesquisa se pautou, sobretudo, em Diretrizes Curriculares oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), e nas Diretrizes Curriculares para o Ensino de Língua Portuguesa como L2 para aprendizes surdos e surdocegos (BRASIL/MEC, 2021), em estudos sobre ensino para surdos em perspectiva bilíngue, com base em materiais autênticos (QUADROS, SCHMIEDT, 2006; FERNANDES, 2006; CRUZ, MORAIS, 2020) e em pesquisas que se dedicam ao uso de TDICs no contexto educacional (GOETTERT, 2014; NASCIMENTO, LIZ, 2017). O material produzido neste estudo parte de um gênero discursivo, a fábula “Galinha ruiva”, originalmente apresentada em português escrito e traduzida para Libras pela própria autora da pesquisa, para a criação de materiais didáticos bilíngues constituídos por atividades e por jogos autênticos. Considera-se que as reflexões teórico-metodológicas realizadas e os materiais didáticos criados poderão ser utililzados por profissionais e familiares de alunos surdos, por contarem com atividades interativas, lúdicas e de baixo custo para o letramento desses alunos. Busca-se, com este trabalho, mostrar a importância da produção de materiais didáticos que considerem as especificidades socio-culturais e linguísticas dos alunos surdos.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDESU/INESpt_BR
dc.subjectAquisição de segunda línguapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.titleProdução de material didático para o ensino de língua portuguesa como L2 para alunos surdos: uso de recursos digitais em uma perspectiva bilínguept_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalTCC defendido no Departamento de Ensino Superior (DESU) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) para conclusão do curso de Pedagogia na modalidade EAD no polo INES. Arquivo em português com 63 folhas e resumo em Libras.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

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