Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1267
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Cristiane Costa Campos de | - |
dc.contributor.other | Chalhub, Tania (Orient.) | - |
dc.contributor.other | Silva, Adriano Nunes da (Co-orient.) | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-19T21:35:33Z | - |
dc.date.available | 2023-07-19T21:35:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-06 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Cristiane Costa Campos de. Relato autobiográfico da trajetória educacional de uma aluna surda: da oralização ao aprendizado da Libras. Rio de Janeiro: INES, 2022. 29 p. TCC (Graduação em Pedagogia), Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2022.. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1267 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades de efetivação do Ensino Especial na perspectiva da inclusão a partir do rompimento dos modelos excludente e integrador por meio das minhas experiências vividas como aluna e professora, com diversos atores desse processo educacional. O foco são as questões ligadas a educação para surdo, o Oralismo, o Bilinguismo e o uso da Libras, tendo por base minha trajetória educacional, narradas pela minha família e por mim surda, pedagoga e educadora. O objetivo da pesquisa é refletir sobre o meu processo de formação vivido e minha prática profissional na educação. A metodologia utilizada é uma pesquisa qualitativa, narrativa autobiográfica por meio da qual se procura descrever e interpretar a experiência vivida como discente e docente. A parte teórica desse estudo buscou nas bibliografias utilizadas integrar à reflexão científica e legislativa às minhas memórias e experiências vivenciadas como pessoa surda desde a Educação Infantil até o Ensino Superior e como pedagoga na minha experiência como instrutora educacional. | pt_BR |
dc.language.iso | sgn_BR | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Oralismo | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Auto-biografia | pt_BR |
dc.subject | Bilinguismo | pt_BR |
dc.title | Relato autobiográfico da trajetória educacional de uma aluna surda: da oralização ao aprendizado da Libras | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.description.general | TCC apresentado ao curso de Pedagogia modalidade online do INES por aluna surda do polo IFG. Trabalho com 29 folhas escrito em português com resumo em Libras. Vídeo em Libras com duração de 02:02 minutos sinalizado pela própria aluna. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Cristiane Costa Campos de Freitas_final.pdf | 319,64 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons