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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1234
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Limite, Keissy Sibelly Morais | - |
dc.contributor.other | Pimentel, Cláudia (Orientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-09T08:30:59Z | - |
dc.date.available | 2023-02-09T08:30:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-04 | - |
dc.identifier.citation | LIMITE, Keissy Sibelly Morais. Materiais bilíngues para crianças Surdas: oficinas de Libração de Histórias. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Bilíngue), Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1234 | - |
dc.description.abstract | Os docentes ouvintes enfrentam alguns desafios para atuarem na Educação de Surdos, por isso, essa pesquisa se propõe a investigar este campo educacional com um recorte epistêmico dessa realidade, considerando a escola como locus privilegiado para esses estudos de processos educativos. Tem-se como objetivo geral propor e analisar passos para desenvolver oficinas de conto de histórias que contribuam com o trabalho de professores de crianças Surdas. Essa pesquisa tem um pano de fundo especial, por ter sido desenvolvida durante o período mais crítico da pandemia (Covid 19, 2020 – 2021) por isso as estratégias utilizadas e os resultados alcançados foram aqueles possíveis nesse cenário, mas que se revelaram práticos e acessíveis à docência. Os sujeitos da pesquisa são crianças Surdas da Classe Bilíngue de Surdos na cidade de Araruama/Rio de Janeiro, as famílias das crianças e a equipe escolar também colaboraram. Utiliza-se a metodologia da pesquisa-ação, que com base em Thiollent (2011) investiga, propõe e analisa resultados alcançados através da participação ampla dos membros, (que) produzindo uma mescla entre o conhecimento familiar, o social e o especializado. As pesquisas dos autores Taveira (2014), Rosado e Taveira (2019), Lebedeff (2007), Pimentel (2011), Pimentel (2016) são norteadoras das estratégias apresentadas. Os procedimentos desenvolvidos ao longo da pesquisa na ordem em que ocorreram são: aprofundamento teórico do campo da Educação de Surdos, Educação Infantil e Anos Iniciais, Literatura Surda, Gramática Visual; escolha do campo de pesquisa, com base na realidade e contexto da pesquisadora; elaboração de uma proposta de pesquisa de campo; preparação para inserção no campo; inserção no campo: contato através de entrevista com a equipe diretiva da Educação de Surdos no município de Araruama (RJ), entrevista com as professoras da Classe Bilíngue; definição da programação das Oficinas: escolha das histórias através de fichas de análise com critérios previamente definidos, gravação de vídeos com a Libração das histórias, planejamento das oficinas presenciais, contato com as famílias através de um grupo no WhatsApp; execução das Oficinas: análise de cada encontro presencial, anotações em Diário de Campo, registro em vídeo e fotografia; seleção das categorias de análise: estudo dos resultados da pesquisa; elaboração do produto final: “Coleção de materiais bilíngues para Oficinas de Libração”. Como resultado identificou-se que todo o processo de interação entre a pesquisadora, as crianças, as suas famílias e a equipe escolar construiu materiais visuais e bilíngues orientadores para a prática de docentes interessados em realizar suas oficinas através da consulta ao produto final, com o objetivo de proporcionar aprendizagens significativas para as crianças. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | DESU/INES | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Materiais bilíngues para crianças Surdas: oficinas de Libração de Histórias | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.description.general | Dissertação apresentada ao Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre. Orientadora: Prof. Dra. Claudia Pimentel | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação Keissy Limite após defesa (2) (1).pdf | 2,6 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
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