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dc.contributor.authorLimite, Keissy Sibelly Morais-
dc.contributor.otherPimentel, Cláudia (Orientadora)-
dc.date.accessioned2023-02-09T08:30:59Z-
dc.date.available2023-02-09T08:30:59Z-
dc.date.issued2022-04-
dc.identifier.citationLIMITE, Keissy Sibelly Morais. Materiais bilíngues para crianças Surdas: oficinas de Libração de Histórias. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Bilíngue), Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1234-
dc.description.abstractOs docentes ouvintes enfrentam alguns desafios para atuarem na Educação de Surdos, por isso, essa pesquisa se propõe a investigar este campo educacional com um recorte epistêmico dessa realidade, considerando a escola como locus privilegiado para esses estudos de processos educativos. Tem-se como objetivo geral propor e analisar passos para desenvolver oficinas de conto de histórias que contribuam com o trabalho de professores de crianças Surdas. Essa pesquisa tem um pano de fundo especial, por ter sido desenvolvida durante o período mais crítico da pandemia (Covid 19, 2020 – 2021) por isso as estratégias utilizadas e os resultados alcançados foram aqueles possíveis nesse cenário, mas que se revelaram práticos e acessíveis à docência. Os sujeitos da pesquisa são crianças Surdas da Classe Bilíngue de Surdos na cidade de Araruama/Rio de Janeiro, as famílias das crianças e a equipe escolar também colaboraram. Utiliza-se a metodologia da pesquisa-ação, que com base em Thiollent (2011) investiga, propõe e analisa resultados alcançados através da participação ampla dos membros, (que) produzindo uma mescla entre o conhecimento familiar, o social e o especializado. As pesquisas dos autores Taveira (2014), Rosado e Taveira (2019), Lebedeff (2007), Pimentel (2011), Pimentel (2016) são norteadoras das estratégias apresentadas. Os procedimentos desenvolvidos ao longo da pesquisa na ordem em que ocorreram são: aprofundamento teórico do campo da Educação de Surdos, Educação Infantil e Anos Iniciais, Literatura Surda, Gramática Visual; escolha do campo de pesquisa, com base na realidade e contexto da pesquisadora; elaboração de uma proposta de pesquisa de campo; preparação para inserção no campo; inserção no campo: contato através de entrevista com a equipe diretiva da Educação de Surdos no município de Araruama (RJ), entrevista com as professoras da Classe Bilíngue; definição da programação das Oficinas: escolha das histórias através de fichas de análise com critérios previamente definidos, gravação de vídeos com a Libração das histórias, planejamento das oficinas presenciais, contato com as famílias através de um grupo no WhatsApp; execução das Oficinas: análise de cada encontro presencial, anotações em Diário de Campo, registro em vídeo e fotografia; seleção das categorias de análise: estudo dos resultados da pesquisa; elaboração do produto final: “Coleção de materiais bilíngues para Oficinas de Libração”. Como resultado identificou-se que todo o processo de interação entre a pesquisadora, as crianças, as suas famílias e a equipe escolar construiu materiais visuais e bilíngues orientadores para a prática de docentes interessados em realizar suas oficinas através da consulta ao produto final, com o objetivo de proporcionar aprendizagens significativas para as crianças.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDESU/INESpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleMateriais bilíngues para crianças Surdas: oficinas de Libração de Históriaspt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalDissertação apresentada ao Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre. Orientadora: Prof. Dra. Claudia Pimentelpt_BR
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