Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1225
Título: | O ensino da arte voltado para educação do surdo: uma proposta didática inclusiva |
Autor(es): | Barreto, Eloá Germiniano Albuquerque |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Arte;TCC;Surdos;Sequência didática;Criança surda |
Data do documento: | Jun-2022 |
Editor: | INES |
Citação: | BARRETO, Eloá Germiniano Albuquerque. O ensino da Arte voltado para educação do surdo: uma proposta didática inclusiva. Orientadora: Luciana Maria Lima S. de Vasconcelos Torres. Co-orientadora: Carlene da Penha Santos. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Polo: Universidade Federal de Lavras, Rio de Janeiro, João Pessoa, 2022. |
Resumo: | O estudo da Arte envolve, de forma ampla e diversificada, o fazer artístico com e sem palavras, seja através do corpo, canto, movimento, pintura, imagens, escultura dentre outras manifestações. Na perspectiva de refletir sobre a prática de ensino da Arte ao educando surdo, através do plano de aula, que a presente pesquisa se justifica devido à pouca literatura relacionada a esta temática. Assim, o objetivo desse estudo foi compreender a prática de ensino da Arte para criança surda dos anos iniciais do Ensino Fundamental e apresentar uma proposta de sequência didática como contribuição desse estudo. Quanto à metodologia de pesquisa caracteriza-se como qualitativa de natureza exploratória. A coleta de dados partiu de uma proposta de aula do componente curricular Arte a uma turma mista (educandos surdos e ouvintes) do 1o ano do Ensino Fundamental (entre 5 e 6 anos) optamos por definir como categorias de análise: Ensino de artes acessível para surdos e ouvintes (C1) e Metodologia visual (C2). Os resultados apontam para uma didática que explore atividades manuais por meio de criações visuais, corporal e expressão de maneira não verbal, a exemplo do teatro, dentre outras que utilizem das habilidades inerentes à criança surda. Portanto, nossa pretensão é apresentar uma proposta de conduta em sala para os professores por meio dessa sequência que assista aos educadores a entender melhor a estrutura e recursos necessários para que haja a educação de qualidade do público surdo, além de chamar a atenção do quanto a Arte é uma disciplina que possui elementos usados pelos surdos para se comunicar, podendo isso ser bem explorado para uma melhor prática de ensino. Com isso, que esta sequência didática inspire outras pesquisas relacionadas a essa temática fundamental no processo de educação do aluno surdo. |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2022. / Resumo do TCC anexado em Libras |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1225 |
Público Alvo: | Ensino Superior |
Colaborador: | Torres, Luciana Maria Lima S. de Vasconcelos (Orient.) Santos, Carlene da Penha (Co-orient.) |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_ELOA.pdf | 252,75 kB | Adobe PDF | Download/Abrir | |
Resumo em Libras- Eloá Barreto - TCC (Licenciatura em Pedagogia).mp4 | 15 MB | MP4 | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons