Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1223
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRuppel, Jacqueline Heidk-
dc.contributor.otherMoratelli, Luciana (Orient.)-
dc.contributor.otherIldebrand, Isaías dos Santos (Co-orient.)-
dc.date.accessioned2023-02-09T07:42:27Z-
dc.date.available2023-02-09T07:42:27Z-
dc.date.issued2022-07-
dc.identifier.citationRUPPEL, Jacqueline Heidk. O ensino de Libras na escola de ouvintes: uma proposta de prática educativa para aproximar a Libras de estudantes da alfabetização. Orientadora: Luciane Moratelli. Co-orientador: Isaías dos Santos Ildebrand. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Polo: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Porto Alegre, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1223-
dc.description.abstractEste trabalho relata sobre a importância da Libras na escola de ouvintes e como ela tem potencial para ser um objeto de aprendizagem capaz de fortalecer o desenvolvimento da linguagem de crianças em período de alfabetização. Conforme os autores Ildebrand, Fronza, Luiz (2020), a realização de projetos que tragam visibilidade para a Libras pode ser muito benéfica, porque proporciona oportunidades de os estudantes terem contato com linguagens multimodais e conhecerem diferentes culturas. Para promover essa prática foi realizado um projeto com o foco em explorar a Libras em uma turma com 19 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola particular da região metropolitana de Porto Alegre, em fase inicial de alfabetização. A turma participou de maneira entusiasmada do Projeto “Minhas mãozinhas podem falar”, enriquecendo a proposta com experiências e curiosidades que possuíam sobre a cultura surda e a língua de sinais. O projeto foi vivenciado através de cinco laboratórios de aprendizagem, onde houve momentos de contação de história, apresentação do alfabeto datilológico, confecção de um alfabeto a partir do registro fotográfico das mãos dos estudantes sinalizando as letras do alfabeto, que serviu como material de apoio para o projeto e diferentes momentos de prática para os estudantes aprenderem a sinalizar seus nomes e dos colegas. Os laboratórios contribuíram para que as crianças pudessem ampliar seu repertório sociocultural, mobilizar seus conhecimentos sobre diferentes linguagens e aproximar os ouvintes da cultura surda. Além do conhecimento da Libras, os estudantes participantes do Projeto passaram a associar os sinais das letras do alfabeto datilológico ao alfabeto em português, ampliando os meios de fixação e facilitando o processo de alfabetização. Por fim, espera-se que mais projetos com essa temática possam ser desenvolvidos, fortalecendo o contato entre surdos e ouvintes, rompendo barreiras linguísticas e culturais, criando ambientes e espaços acessíveis na sociedade.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectTCCpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectProjetospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleO ensino de Libras na escola de ouvintes: uma proposta de prática educativa para aproximar a Libras de estudantes da alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2022. / Resumo do TCC anexado em Libraspt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jacqueline Heidk Ruppel versao final_ok.pdfTCC2,38 MBAdobe PDFDownload/Abrir
TCC Jacqueline.mp4Resumo em Libras305,84 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons