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dc.contributor.authorAlves, Dirceia das Dores Silva-
dc.contributor.otherChalhub, Tânia (Orient.)-
dc.date.accessioned2023-02-09T07:41:50Z-
dc.date.available2023-02-09T07:41:50Z-
dc.date.issued2022-07-
dc.identifier.citationALVES, Dirceia das Dores Silva. Atendimento a clientes surdos: a Libras como meio de comunicação. Orientadora: Tânia Chalhub. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Polo: Universidade Federal de Lavras, Rio de Janeiro, Lavras, MG, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1222-
dc.description.abstractO aprimoramento do atendimento às pessoas surdas, por meio da comunicação em língua de sinais, além de uso de tecnologias assistivas tem sido uma das grandes conquistas para profissionais de saúde e educadores nos últimos anos. Porém, este atendimento deve ser acompanhado pelo cuidado e atenção com a pessoa surda em outras esferas da sociedade, isto é, uma dedicação especial ao ser humano surdo, de modo a entender suas dificuldades e desafios em todos os espaços sociais, para que possam se sentir incluídos e cidadãos participantes. É preciso que o princípio da inclusão seja acatado em atendimentos e procedimentos envolvendo essa pessoa para que ela possa fazer parte da sociedade e contribuir com suas experiências e perspectivas sobre o mundo. O objetivo geral é discutir a importância da LIBRAS como instrumento de comunicação nos atendimentos ao público surdo. Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica que visa apresentar possibilidades de inclusão por meio da LIBRAS, destacando seu papel fundamental para a aproximação entre pessoas ouvintes e surdas, possibilitando a comunicação entre elas. O atendimento aos surdos, mediante o uso da LIBRAS precisa ser realidade em outras áreas além da saúde e educação como nos espaços culturais, no comércio e nas demais relações da sociedade. Resultados apontam que se faz necessário um maior número de pesquisas e estudos envolvendo a busca pela excelência no melhor atendimento ao cidadão surdo.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectTCCpt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectAtendimento a Surdospt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleAtendimento a clientes surdos: a Libras como meio de comunicaçãopt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2022. / Resumo do TCC anexado em Libraspt_BR
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Ciências Humanas

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