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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1219
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Danilo Nascimento de | - |
dc.contributor.other | Machado, Érica Esch (Orientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-09T07:40:21Z | - |
dc.date.available | 2023-02-09T07:40:21Z | - |
dc.date.issued | 2022-06 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Danilo Nascimento de. A Educação Bilíngue de Surdos sob a perspectiva da Lei 14.191/21: uma análise da nova modalidade escolar. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pesagogia), Departamento de Ensino Superior, INES, Polo IFSP, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1219 | - |
dc.description.abstract | O objetivo do trabalho é analisar as alterações realizadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), por meio da Lei 14.191/21, refletindo sobre a modalidade Educação Bilíngue de Surdos, a partir de documentos produzidos pela comunidade surda e pelas pesquisas acadêmicas, destacando avanços e limites do referido texto legal. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica – que buscou identificar os principais aspectos das discussões acadêmicas sobre a legislação educacional voltada aos surdos e refletir sobre o conceito de educação bilíngue e suas características; e uma pesquisa documental – que teve como principais objetos de análise o Relatório sobre a Política Linguística de Educação Bilíngue – Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa (2014) e a Lei 14.191/21. A análise indicou que os dispositivos dessa lei, em geral, vão ao encontro de demandas históricas da comunidade surdas, sistematizadas pelo Grupo de Trabalho que produziu o referido Relatório. | pt_BR |
dc.language.iso | sgn_BR | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | LDBEN | pt_BR |
dc.subject | Educação Bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.title | A Educação Bilíngue de Surdos sob a perspectiva da Lei 14.191/21: uma análise da nova modalidade escolar | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | TCC elaborado por aluno do curso de Pedagogia do INES na modalidade online no polo IFSP. Apresenta Resumo em Libras. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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