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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/119
Título: | Percepções do ensino da Língua Brasileira de Sinais pelos alunos ouvintes da Faculdade de José Bonifácio |
Autor(es): | Pereira, Andresa Vaniele Barbosa |
Palavras-chave: | Alunos ouvintes;Adultos Surdos;Libras;Ensino Superior |
Data do documento: | Set-2012 |
Editor: | INES |
Citação: | PEREIRA, A. V. B. Percepções do ensino da Língua Brasileira de Sinais pelos alunos ouvintes da Faculdade de José Bonifácio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. p. 246. |
Resumo: | A inclusão escolar do surdo não tem sido fácil, não só pela imagem social da surdez, vista como uma doença impeditiva de aprendizagem a ser corrigida, mas, sobretudo, por se tratar de um desafio ao sistema escolar brasileiro, considerando ineficaz pela ausência de conhecimento sobre as especificidades linguísticas e de profissionais especializados para atuar na área. Experiências repetidas de fracassos e frustrações tem levado o aluno surdo a se desenvolver com restrita interação com o meio escolar, sendo por vezes, excluídos. Assim, o presente trabalho consiste na análise da importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras, a partir da percepção dos alunos ouvintes da Faculdade de José Bonifácio, e especificamente conhecer as percepções e experiências desses alunos na utilização dessa língua como instrumento de interação entre surdos e ouvintes. Legislações passaram a garantir a inclusão dos surdos na sociedade brasileira, oferecendo-lhes o acesso ao conhecimento em sua própria língua e lhes garantindo o exercício à cidadania. A partir de então, uma série de ações foram tomadas. Em cumprimento as legislações, a Faculdade de José Bonifácio oferece desde 2007 cursos de Libras ministrados por profissional especializado, buscando uma conscientização sobre a valorização da identidade e cultura surda. Assim, podemos perceber que a FJB tem o compromisso de formar conhecedores da Língua de Sinais, sendo assim, apresenta-se para garantir que o “futuro” professor ouvinte compreenda e interaja de forma eficiente com o discente surdo. Esta é uma forma concreta de inclusão social de minorias linguísticas e de valorização dos direitos linguísticos dos surdos brasileiros. |
Descrição: | Texto com Resumo de Pôster apresentado no Congresso do INES. Autor relata experiências de alunos ouvintes na utilização da Libras como instrumento de interação entre surdos e ouvintes na realidade da Faculdade de José Bonifácio que oferece desde 2007 cursos de Libras visando a valorização da identidade e cultura surda. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/119 |
Público Alvo: | Ensino Superior |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
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Pereira, A., 2012.pdf | 139,32 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
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