Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1184
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Maria Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-21T21:27:35Z | - |
dc.date.available | 2022-10-21T21:27:35Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Maria Cristina. Ensino da leitura para surdos. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 36, p. 50-61. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-2509 | - |
dc.identifier.issn | 2525-6211 (digital) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1184 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho nasceu do interesse por conhecer propostas que pudessem contribuir para aprimorar o desempenho dos alunos surdos na leitura, na medida em que por meio dela que eles aprenderão a Língua Portuguesa. A leitura dos trabalhos de pesquisadores da área da leitura evidenciou que as dificuldades de compreensão da leitura não são exclusivas dos surdos e dependem, em grande parte, da concepção que o professor tem da leitura e das práticas que adota no ensino. Ao adotar a concepção de leitura como soma do sentido das palavras, o professor cria no aluno a ilusão de que é necessário entender cada palavra do texto. Se, por outro lado, o professor adotar a concepção de leitura como resultado da interação entre o que o leitor já sabe e o que entende do texto, seu trabalho será propiciar aos alunos surdos a ampliação do conhecimento de mundo e de língua, para que eles sejam menos dependentes da decifração de cada palavra. Para isso, o professor deve contar com a Língua Brasileira de Sinais que, por ser acessível aos alunos surdos, desempenha o mesmo papel que a Língua Portuguesa na modalidade oral para os ouvintes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Leitura e surdez | pt_BR |
dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR |
dc.subject | Ensino da leitura para surdos | pt_BR |
dc.title | Ensino da leitura para surdos | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | In Arqueiro, n. 36, p. 50-61, 2017. Originalmente disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1072/1040. Acesso em: 18/09/2022. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1072-Texto do Artigo-3083-1-10-20200620.pdf | Artigo | 168,25 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons