Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1184
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Maria Cristina-
dc.date.accessioned2022-10-21T21:27:35Z-
dc.date.available2022-10-21T21:27:35Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationPEREIRA, Maria Cristina. Ensino da leitura para surdos. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 36, p. 50-61.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2509-
dc.identifier.issn2525-6211 (digital)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1184-
dc.description.abstractEste trabalho nasceu do interesse por conhecer propostas que pudessem contribuir para aprimorar o desempenho dos alunos surdos na leitura, na medida em que por meio dela que eles aprenderão a Língua Portuguesa. A leitura dos trabalhos de pesquisadores da área da leitura evidenciou que as dificuldades de compreensão da leitura não são exclusivas dos surdos e dependem, em grande parte, da concepção que o professor tem da leitura e das práticas que adota no ensino. Ao adotar a concepção de leitura como soma do sentido das palavras, o professor cria no aluno a ilusão de que é necessário entender cada palavra do texto. Se, por outro lado, o professor adotar a concepção de leitura como resultado da interação entre o que o leitor já sabe e o que entende do texto, seu trabalho será propiciar aos alunos surdos a ampliação do conhecimento de mundo e de língua, para que eles sejam menos dependentes da decifração de cada palavra. Para isso, o professor deve contar com a Língua Brasileira de Sinais que, por ser acessível aos alunos surdos, desempenha o mesmo papel que a Língua Portuguesa na modalidade oral para os ouvintes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectLeitura e surdezpt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectEnsino da leitura para surdospt_BR
dc.titleEnsino da leitura para surdospt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalIn Arqueiro, n. 36, p. 50-61, 2017. Originalmente disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1072/1040. Acesso em: 18/09/2022.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1072-Texto do Artigo-3083-1-10-20200620.pdfArtigo168,25 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons