Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1182
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bertan, Doani | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Ingrid | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Janaína | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-21T21:18:47Z | - |
dc.date.available | 2022-10-21T21:18:47Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | BERTAN, Doani; BARBOSA, Ingrid; OLIVEIRA, Janaína. Era uma vez... O conto clássico na aquisição de Língua Portuguesa na modalidade escrita para crianças surda. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 36, p. 34-49. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-2509 | - |
dc.identifier.issn | 2525-6211 (digital) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1182 | - |
dc.description.abstract | Muitos avanços foram possíveis na educação bilíngue de surdos após a efetivação das disposições do Decreto 5.626/2005 e ao elencar aspectos primordiais sobre a temática. Neste mesmo documento legal, encontramos orientações para o ensino de Língua Portuguesa (LP) na modalidade escrita como segunda língua (L2) norteadoras de pesquisas e práticas escolares com estudantes surdos. A atuação como professora bilíngue nos anos iniciais motivou um trabalho relacionado à leitura dos contos clássicos, como: Os três porquinhos, Chapeuzinho vermelho e O patinho feio, com o objetivo de desenvolver o conhecimento literário e a prática da escrita de LP como L2. O presente trabalho foi desenvolvido com estudantes surdos no ciclo I do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, em uma escola no município de Campinas, interior de São Paulo. Para desenvolver a proposta, optou-se por versões curtas e ilustradas das histórias; inicialmente realizou-se uma teatralização em Libras e, posteriormente, promovemos o contato com as palavras escritas, contextualizando-as com o sinal correspondente. O referencial teórico tem por base o ensino de LP como L2 para surdos, apoiando-se em Karnopp (2002), Fernandes (2006) e Quadros e Schmiedt (2006), que trazem contribuições na busca por um diálogo entre Libras e LP escrita e a coexistência de ambas no espaço escolar. Percebeu-se que os estudantes demonstraram interesse pelo gênero literário ao solicitarem que as professoras apresentassem outros contos clássicos. Além disso, compreenderam certas diferenças e semelhanças linguísticas entre a língua visual e a escrita da língua oral, promovendo a aquisição de LP como segunda língua. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Contos Clássicos | pt_BR |
dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.title | Era uma vez... O conto clássico na aquisição de Língua Portuguesa na modalidade escrita para crianças surda | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | In Arqueiro, n. 36, p. 34-49, 2017. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1071/1039. Acesso em: 18/09/2022. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1071-Texto do Artigo-3081-1-10-20200620.pdf | Artigo | 570,25 kB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons