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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBertan, Doani-
dc.contributor.authorBarbosa, Ingrid-
dc.contributor.authorOliveira, Janaína-
dc.date.accessioned2022-10-21T21:18:47Z-
dc.date.available2022-10-21T21:18:47Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBERTAN, Doani; BARBOSA, Ingrid; OLIVEIRA, Janaína. Era uma vez... O conto clássico na aquisição de Língua Portuguesa na modalidade escrita para crianças surda. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 36, p. 34-49.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2509-
dc.identifier.issn2525-6211 (digital)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1182-
dc.description.abstractMuitos avanços foram possíveis na educação bilíngue de surdos após a efetivação das disposições do Decreto 5.626/2005 e ao elencar aspectos primordiais sobre a temática. Neste mesmo documento legal, encontramos orientações para o ensino de Língua Portuguesa (LP) na modalidade escrita como segunda língua (L2) norteadoras de pesquisas e práticas escolares com estudantes surdos. A atuação como professora bilíngue nos anos iniciais motivou um trabalho relacionado à leitura dos contos clássicos, como: Os três porquinhos, Chapeuzinho vermelho e O patinho feio, com o objetivo de desenvolver o conhecimento literário e a prática da escrita de LP como L2. O presente trabalho foi desenvolvido com estudantes surdos no ciclo I do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, em uma escola no município de Campinas, interior de São Paulo. Para desenvolver a proposta, optou-se por versões curtas e ilustradas das histórias; inicialmente realizou-se uma teatralização em Libras e, posteriormente, promovemos o contato com as palavras escritas, contextualizando-as com o sinal correspondente. O referencial teórico tem por base o ensino de LP como L2 para surdos, apoiando-se em Karnopp (2002), Fernandes (2006) e Quadros e Schmiedt (2006), que trazem contribuições na busca por um diálogo entre Libras e LP escrita e a coexistência de ambas no espaço escolar. Percebeu-se que os estudantes demonstraram interesse pelo gênero literário ao solicitarem que as professoras apresentassem outros contos clássicos. Além disso, compreenderam certas diferenças e semelhanças linguísticas entre a língua visual e a escrita da língua oral, promovendo a aquisição de LP como segunda língua.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectContos Clássicospt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.titleEra uma vez... O conto clássico na aquisição de Língua Portuguesa na modalidade escrita para crianças surdapt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalIn Arqueiro, n. 36, p. 34-49, 2017. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1071/1039. Acesso em: 18/09/2022.pt_BR
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

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