Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Leonardo-
dc.contributor.authorCastello Branco, Murilo-
dc.contributor.authorHomem Gandolpho, Luísa Torres-
dc.date.accessioned2022-10-21T20:56:03Z-
dc.date.available2022-10-21T20:56:03Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSANTOS, Leonardo; CASTELLO BRANCO, Murilo; HOMEM GANDOLPHO, Luísa Torres. A implantação do esporte vela no Instituto Nacional de Educação de Surdos. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 38, p. 30-43.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2509-
dc.identifier.issn2525-6211 (digital)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1173-
dc.description.abstractEste artigo visa a apresentar as impressões dos idealizadores do projeto esportivo Velejando por um Mundo Melhor, professores de Educação Física do Instituto Nacional de Educação de Surdos, após o primeiro ano de sua implantação. O projeto promove os valores olímpicos e a acessibilidade para pessoas surdas ao esporte de vela e desenvolve metodologias de ensino e instrumentação de vela para pessoas surdas. Tem como objetivo criar um Guia de Ensino Oficial de Vela com Glossário Náutico Bilíngue e estimular a consciência inclusiva e ambiental em crianças e jovens. Foram adaptadas aulas em Libras para alunos de uma turma do Ensino Fundamental I do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), com o ensino de técnicas de vela, da prática do esporte e da acessibilidade para alunos surdos. Como método de ensino, separamos os módulos em dois semestres: no primeiro, foram realizadas aulas teóricas de introdução à vela, utilizando vídeos informativos e materiais adaptados. No segundo semestre foram realizadas aulas práticas em ambiente controlado (piscina), posteriormente com aulas introdutórias na Lagoa Rodrigo de Freitas. Como resultados, os professores de Educação Física do INES relatam percepção de melhora comportamental dos alunos do projeto em suas turmas e, ao final do projeto, pretendemos elaborar um Guia de Ensino Oficial de Vela com Glossário Náutico Bilíngue que possibilitará a divulgação da vela e de acessibilidade para surdos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectEsporte náuticopt_BR
dc.subjectGlossário bilínguept_BR
dc.titleA implantação do esporte vela no Instituto Nacional de Educação de Surdospt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalIn Arqueiro, n. 38, p. 30-43, 2018. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1101/1021. Acesso em: 18/09/2022.pt_BR
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1101-Texto do Artigo-3044-1-10-20200620.pdfArtigo6,43 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons