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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoelho, Luiz-
dc.contributor.authorFrasson, Antonio-
dc.contributor.authorSchubert, Silvana-
dc.contributor.authorKuhn, Kalícia-
dc.date.accessioned2022-10-21T20:53:08Z-
dc.date.available2022-10-21T20:53:08Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCOELHO, Luiz; FRASSON, Antonio; SCHUBERT, Silvana; KUHN, Kalicia. Lutas e resistências dos movimentos sociais dos surdos pela garantia da educação de qualidade. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 38, p. 14-29.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2509-
dc.identifier.issn2525-6211 (digital)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1172-
dc.description.abstractCom o intuito de apresentar as lutas travadas pelos movimentos surdos em busca da educação de qualidade para as pessoas surdas no cenário brasileiro, trazemos no presente trabalho uma pesquisa bibliográfica e documental, a partir de revisão da literatura. Esta aponta para o reconhecimento de que a educação oferecida hoje aos surdos está intimamente ligada às lutas e resistências dos movimentos sociais. Essas lutas e resistências resultaram na oficialização e regulamen-tação da língua de sinais, principalmente no espaço escolar. Nosso objetivo é compreender como e de que modo a educação solicitada pelos surdos tem se efetivado. Os surdos que hoje ocupam altos níveis acadêmicos e cargos relacionados à educação entendem que a educação de qualidade necessária e desejável para as novas gerações de surdos requer a língua de sinais presente em todos os momentos e interações, como uma das garantias de qualidade, assim como as experiências visuais para o processo de ensino-aprendizagem. Entendemos, contudo, que se os movimentos surdos cessarem, pode haver esvaziamento das reivindicações dos sujeitos e um retro-cesso na implementação da educação bilíngue. Assim sendo, este trabalho pro-cura despertar nos surdos a busca pela continuidade desses movimentos, a fim de que a luta política prossiga, os direitos alcançados estejam inseridos na prática e a educação não seja apenas aquela que o sistema permite oferecer em nome da inclusão, mas, uma educação de qualidade. Os resultados desta pesquisa refletem como a educação bilíngue é essencial para a educação de surdos e como têm sido paulatinamente alcançados por meio das lutas dos movimentos sociais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectLutas e resistênciaspt_BR
dc.titleLutas e resistências dos movimentos sociais dos surdos pela garantia da educação de qualidadept_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalIn Arqueiro, n. 38, p. 14-29, 2018. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1100/1020. Acesso em: 18/09/2022.pt_BR
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