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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1172
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Coelho, Luiz | - |
dc.contributor.author | Frasson, Antonio | - |
dc.contributor.author | Schubert, Silvana | - |
dc.contributor.author | Kuhn, Kalícia | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-21T20:53:08Z | - |
dc.date.available | 2022-10-21T20:53:08Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | COELHO, Luiz; FRASSON, Antonio; SCHUBERT, Silvana; KUHN, Kalicia. Lutas e resistências dos movimentos sociais dos surdos pela garantia da educação de qualidade. Arqueiro, Rio de Janeiro, n. 38, p. 14-29. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-2509 | - |
dc.identifier.issn | 2525-6211 (digital) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1172 | - |
dc.description.abstract | Com o intuito de apresentar as lutas travadas pelos movimentos surdos em busca da educação de qualidade para as pessoas surdas no cenário brasileiro, trazemos no presente trabalho uma pesquisa bibliográfica e documental, a partir de revisão da literatura. Esta aponta para o reconhecimento de que a educação oferecida hoje aos surdos está intimamente ligada às lutas e resistências dos movimentos sociais. Essas lutas e resistências resultaram na oficialização e regulamen-tação da língua de sinais, principalmente no espaço escolar. Nosso objetivo é compreender como e de que modo a educação solicitada pelos surdos tem se efetivado. Os surdos que hoje ocupam altos níveis acadêmicos e cargos relacionados à educação entendem que a educação de qualidade necessária e desejável para as novas gerações de surdos requer a língua de sinais presente em todos os momentos e interações, como uma das garantias de qualidade, assim como as experiências visuais para o processo de ensino-aprendizagem. Entendemos, contudo, que se os movimentos surdos cessarem, pode haver esvaziamento das reivindicações dos sujeitos e um retro-cesso na implementação da educação bilíngue. Assim sendo, este trabalho pro-cura despertar nos surdos a busca pela continuidade desses movimentos, a fim de que a luta política prossiga, os direitos alcançados estejam inseridos na prática e a educação não seja apenas aquela que o sistema permite oferecer em nome da inclusão, mas, uma educação de qualidade. Os resultados desta pesquisa refletem como a educação bilíngue é essencial para a educação de surdos e como têm sido paulatinamente alcançados por meio das lutas dos movimentos sociais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Movimentos sociais | pt_BR |
dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR |
dc.subject | Lutas e resistências | pt_BR |
dc.title | Lutas e resistências dos movimentos sociais dos surdos pela garantia da educação de qualidade | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | In Arqueiro, n. 38, p. 14-29, 2018. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-arqueiro/article/view/1100/1020. Acesso em: 18/09/2022. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais Aplicadas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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1100-Texto do Artigo-3042-1-10-20200620.pdf | Artigo | 2,45 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
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