Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1168
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLebedeff, Tatiana Bolivar-
dc.date.accessioned2022-10-21T20:47:44Z-
dc.date.available2022-10-21T20:47:44Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLEBEDEFF. Tatiana Bolivar. Experiência visual e surdez: discussões sobre a necessidade de uma “visualidade aplicada”. Forum, Rio de Janeiro, n. 29-30, p. 13-25.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2509-
dc.identifier.issn2525-6211 (digital)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1168-
dc.description.abstractO texto discute as inferências de três produções acadêmicas acerca da concepção e do uso de estratégias visuais na educação de alunos surdos. A surdez, se compreendida como uma diferença linguística, apresenta uma gama de características singulares, entre as quais a língua de sinais, uma língua visual, e a produção de uma cultura visual a partir de experiências visuais. A característica visual dos surdos tensiona a inferência de que a educação deveria ser, consequentemente, visual. Entretanto, tanto professores surdos como ouvintes não costumam desenvolver propostas educativas baseadas na visualidade da surdez. Professores surdos e ouvintes costumam reproduzir práticas de ensino que utilizam ferramentas orais e não visuais. A experiência visual deve tensionar uma “visualidade aplicada”, ou seja, tensionar que as práticas pedagógicas, os artefatos tecnológicos, as arquiteturas curriculares e os próprios prédios das escolas de surdos sejam problematizados e propostos a partir da compreensão da experiência visual.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectProduções acadêmicaspt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectVisualidade aplicadapt_BR
dc.titleExperiência visual e surdez: discussões sobre a necessidade de uma “visualidade aplicada”pt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalIn Forum, n. 29-30, p. 13-25, 2014. Originalmente publicado em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-forum/article/view/389/359. Acesso em: 18/09/2022.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
389-Texto do Artigo-1122-1-10-20200610.pdfArtigo656,65 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons