Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1141
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mello, Marcia Noronha de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-29T12:18:51Z | - |
dc.date.available | 2022-09-29T12:18:51Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | MELLO, Marcia Noronha de. Surdocegueira: um universo de descobertas = Deafblindness: an universe of discoveries. Forum, Rio de Janeiro, n. 31, p. 5-24, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-2509 | - |
dc.identifier.issn | 2525-6211 (digital) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1141 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo aborda alguns temas relevantes à área de surdocegueira tais como estimulação precoce, escolarização, reabilitação e inclusão social, escolar e laboral de pessoas com surdocegueira adquirida ou congênita. Destacamos ainda a importância do guia-intérprete como profissional mediador na surdocegueira adquirida e do professor mediador na inclusão da criança com surdocegueira congênita; o papel das tecnologias assistivas como ferramentas de inclusão; e, finalmente, o papel das políticas públicas voltadas para trazer uma maior visibilidade a essa população. Reconhecemos que são temas em si abrangentes mas nosso objetivo é o de compartilhar alguns aspectos da surdocegueira como deficiência única e contribuir na divulgação de conhecimentos e reflexões acerca das especificidades desta deficiência. O texto se baseia em artigos e publicações de autores como Rodbroe e Jansen (2007); bem como Masini (2011) e Silva (2002), entre outros. O artigo está dividido em “Introdução”; “Estimulação precoce, escolarização e o papel da escola e da família”; e “Reabilitação e inclusão —o papel das políticas públicas”, além das “Considerações finais”. Na bibliografia, alguns autores referenciais que, esperamos podem vir a estimular novas leituras sobre o tema. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR |
dc.subject | Surdocegueira | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias Assistivas | pt_BR |
dc.subject | Guia intérprete | pt_BR |
dc.title | Surdocegueira: um universo de descobertas | pt_BR |
dc.title.alternative | Deafblindness: an universe of discoveries | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | In Forum, n. 31, p. 5-24, 2015. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1571-Texto do Artigo-4623-1-10-20200630.pdf | Artigo | 3 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons