Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1134
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, André Luis Santos de-
dc.contributor.authorTimóteo Júnior, José-
dc.date.accessioned2022-08-25T19:54:45Z-
dc.date.available2022-08-25T19:54:45Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUZA, André Luis Santos de ; TIMÓTEO JÚNIOR, José. O uso de tecnologias (TIC) na produção de material didático Bilígue Libras/Português na Universidade Federal de Viçosa = The use of technologies (ICT) in the production of Bilingual educationalmaterial Libras/Portuguesein Viçosa Federal University. Forum, Rio de Janeiro, n. 33, p. 80-94. Disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-forum/article/view/398/371. Acesso em: 24 ago. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2509-
dc.identifier.issn2525-6211 (digital)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1134-
dc.description.abstractEste artigo busca refletir a partir de uma pesquisa etnográfica e observação participante junto a uma equipe organizada para produzir material didático bilíngue Libras/Português na Universidade Federal de Viçosa – UFV. Busca-se analisar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo de produção, transposição linguística e produção de material didático visual que atendesse a um estudante surdo matriculado no curso de engenharia civil. Para isso, foram realizados grupos de es-tudos, reuniões com intérpretes e surdo, visita técnica a TV INES e participação no Fórum Bilíngue do INES. O processo de produção de aulas-sinalizadas consistia em transpor conteúdos de três disciplinas do curso de Engenharia Civil para a Língua de Sinais. Nesse sentido, foi necessária a criação de alguns sinais específicos de conceitos e termos. O material didático ficará disponível online e o surdo poderá assistir e baixá-lo. A aula-sinalizada expõe o conteúdo em libras, português escrito, imagens e animação, mesclando vídeo com slides.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectMaterial bilínguept_BR
dc.titleO uso de tecnologias (TIC) na produção de material didático Bilígue Libras/Português na Universidade Federal de Viçosapt_BR
dc.title.alternativeThe use of technologies (ICT) in the production of Bilingual educationalmaterial Libras/Portuguesein Viçosa Federal Universitypt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalIn Forum, n. 33, p. 80-94 , 2016.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Uso de Tecnologias (TIC) na Produção de Material Didático Bilíngue Libras_Português....mp4Resumo do artigo em LIBRAS41,16 MBMP4Download/Abrir
398-Texto do Artigo-1144-1-10-20200610.pdfArtigo1,28 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons