Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFini, Danielle Aguiar-
dc.date.accessioned2022-08-25T19:48:46Z-
dc.date.available2022-08-25T19:48:46Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationFINI, Danielle Aguiar. Um estudo sobre os currículos praticados em uma escola de surdos = Un estudio sobre los currículos practicados en una escuela de surdos. Forum, Rio de Janeiro, n. 36, p. 71-91, 2017. Disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-forum/article/view/430/428. Acesso em: 18 ago. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2509-
dc.identifier.issn2525-6211 (digital)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1133-
dc.description.abstractEste artigo é parte da minha pesquisa de Mestrado que está vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – PPGEdu/UNIRIO, no qual foram investigados os currículos praticados por duas professoras dos anos iniciais no Instituto Nacional de Educação de Surdos e partiu da seguinte indagação: como duas professoras têm trabalhado o currículo, mediante as políticas curriculares vigentes hoje no Instituto Nacional de Educação de Surdos? Para responder optou-se por uma perspectiva qualitativa, com revisão bibliográfica, observação participante e entrevistas semiestruturadas com duas professoras e a coordenadora pedagógica. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como ocorriam os processos de criação e desenvolvimentos dos currículos praticados nas duas turmas pesquisadas e os objetivos específicos consistiram em compreender quais as políticas curriculares em vigência no INES, identificar as políticas curriculares no campo da educação em debate e analisar as relações entre essas políticas e as práticas curriculares expressas nos conteúdos trabalhados em sala de aula. O presente artigo pretende contribuir para o entendimento qualitativo e crítico das práticas curriculares na educação de surdos.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectCurrículos praticadospt_BR
dc.titleUm estudo sobre os currículos praticados em uma escola de surdospt_BR
dc.title.alternativeUn estudio sobre los currículos practicados en una escuela de surdospt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalIn Forum, n. 36, p. 71-91, 2017. QR Code com vídeo em Libras.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
430-Texto do Artigo-1227-1-10-20200610.pdfArtigo3,9 MBAdobe PDFDownload/Abrir
UM ESTUDO SOBRE OS CURRÍCULOS PRATICADOS EM UMA ESCOLA DE SURDOS.mp4Vídeo em Libras48,69 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons