Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1125
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reis, Flaviane | - |
dc.contributor.author | Stumpf, Marianne Rossi | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-25T18:57:11Z | - |
dc.date.available | 2022-08-25T18:57:11Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Flaviane; STUMPF, Marianne Rossi. Um olhar sobre as lideranças surdas na educação bilíngue = How should we look at deaf leadership in bilingual education?. Forum, Rio de Janeiro, n. 37, p. 59-73, 2018. Disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-forum/article/view/439/442. Acesso em: 17 ago. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1518-2509 | - |
dc.identifier.issn | 2525-6211 (digital) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1125 | - |
dc.description.abstract | É possível afirmar que os olhares sobre as Lideranças Surdas que fazemos na Educação Bilíngue e as representações que os surdos fazem de nós atravessam, de modo cultural, o sentimento de identidade subjetiva, social e linguística. Assim como nomear é dar realidade aos líderes surdos que entendem a necessidade da Educação Bilíngue que nós vemos, é possível afirmar que falar de um povo surdo e até mesmo de um sujeito de líder surdo é dar-lhes existência, fazê-los serem e acreditarem que são ou que existem as lideranças surdas. Assim, ser Liderança Surda é ser o que dizem que somos e ver o outro do modo como o vemos na Educação Bilíngue. Esse artigo perpassa pelas práticas, resistência, liderança e pensamento político dos líderes surdos na Educação Bilíngue. Alguns autores como Foucault (2004), Hall (2009), Coracini (2007) embasam o conceito das relações de poder que permeia o estudo de análise dos olhares de liderança surda aplicando uma nova forma de olhares sobre Educação Bilíngue. A investigação partiu da questão: Como olhar as lideranças surdas na Educação Bilíngue? Teve o objetivo de identificar e mapear as narrativas dos líderes surdos. Partindo da abordagem qualitativa do tipo entrevista-narrativa constituiu-se um corpus com as narrativas coletadas. Os resultados apontam para uma infinidade de debates e fornecem uma boa base teórica para pautar a análise dos olhares de liderança surda no contexto da Educação Bilíngue. | pt_BR |
dc.language.iso | sgn_BR | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.subject | Educação de Surdos | pt_BR |
dc.subject | Documento | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Líderes Surdos | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre as lideranças surdas na educação bilíngue | pt_BR |
dc.title.alternative | How should we look at deaf leadership in bilingual education? | pt_BR |
dc.type | Texto | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.audience.educationLevel | Formação Continuada | pt_BR |
dc.description.general | In Forum, n. 37, p. 58-73, 2018. QR Code com vídeo em Libras. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais Aplicadas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Revista Fórum 37 05 Um Olhar Sobre As lideranças Surdas na Educação Bilíngue.mp4 | Vídeo em Libras | 30,36 MB | MP4 | Download/Abrir |
439-Texto do Artigo-1285-1-10-20200610.pdf | Artigo do Dossiê | 10,11 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons