Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1125
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis, Flaviane-
dc.contributor.authorStumpf, Marianne Rossi-
dc.date.accessioned2022-08-25T18:57:11Z-
dc.date.available2022-08-25T18:57:11Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationREIS, Flaviane; STUMPF, Marianne Rossi. Um olhar sobre as lideranças surdas na educação bilíngue = How should we look at deaf leadership in bilingual education?. Forum, Rio de Janeiro, n. 37, p. 59-73, 2018. Disponível em: http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-forum/article/view/439/442. Acesso em: 17 ago. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2509-
dc.identifier.issn2525-6211 (digital)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1125-
dc.description.abstractÉ possível afirmar que os olhares sobre as Lideranças Surdas que fazemos na Educação Bilíngue e as representações que os surdos fazem de nós atravessam, de modo cultural, o sentimento de identidade subjetiva, social e linguística. Assim como nomear é dar realidade aos líderes surdos que entendem a necessidade da Educação Bilíngue que nós vemos, é possível afirmar que falar de um povo surdo e até mesmo de um sujeito de líder surdo é dar-lhes existência, fazê-los serem e acreditarem que são ou que existem as lideranças surdas. Assim, ser Liderança Surda é ser o que dizem que somos e ver o outro do modo como o vemos na Educação Bilíngue. Esse artigo perpassa pelas práticas, resistência, liderança e pensamento político dos líderes surdos na Educação Bilíngue. Alguns autores como Foucault (2004), Hall (2009), Coracini (2007) embasam o conceito das relações de poder que permeia o estudo de análise dos olhares de liderança surda aplicando uma nova forma de olhares sobre Educação Bilíngue. A investigação partiu da questão: Como olhar as lideranças surdas na Educação Bilíngue? Teve o objetivo de identificar e mapear as narrativas dos líderes surdos. Partindo da abordagem qualitativa do tipo entrevista-narrativa constituiu-se um corpus com as narrativas coletadas. Os resultados apontam para uma infinidade de debates e fornecem uma boa base teórica para pautar a análise dos olhares de liderança surda no contexto da Educação Bilíngue.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectDocumentopt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectLíderes Surdospt_BR
dc.titleUm olhar sobre as lideranças surdas na educação bilínguept_BR
dc.title.alternativeHow should we look at deaf leadership in bilingual education?pt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalIn Forum, n. 37, p. 58-73, 2018. QR Code com vídeo em Libras.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Revista Fórum 37 05 Um Olhar Sobre As lideranças Surdas na Educação Bilíngue.mp4Vídeo em Libras30,36 MBMP4Download/Abrir
439-Texto do Artigo-1285-1-10-20200610.pdfArtigo do Dossiê10,11 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons