Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1118
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFini, Danielle Aguiar-
dc.date.accessioned2022-08-10T23:21:37Z-
dc.date.available2022-08-10T23:21:37Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFINI, Daniella Aguiar. Um estudo sobre os currículos praticados na educação de surdos: entre a prescrição e a emancipação. Forum, Rio de Janeiro, n. 38, p. 139-148.pt_BR
dc.identifier.issn1518-2509-
dc.identifier.issn2525-6211 (digital)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1118-
dc.description.abstractEste artigo é parte da minha pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – PPGEdu/UNIRIO, no qual foram investigados os currículos praticados por duas professoras dos anos iniciais do Instituto Nacional de Educação de Surdos e a partir daí examinou-se o problema do delineamento e implantação de políticas curriculares que buscam controlar/regular os conteúdos das escolas. A questão que orientou a pesquisa foi: como duas professoras têm trabalhado o currículo mediante as políticas curriculares vigentes hoje no Instituto Nacional de Educação de Surdos? Para responder a esta questão, optou-se por uma perspectiva qualitativa, com revisão bibliográfica e observação participante no Instituto envolvendo duas turmas, além de entrevistas semiestruturadas com duas professoras e a coordenadora pedagógica. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como ocorriam os processos de criação e de desenvolvimentos dos currículos praticados em duas salas de aula dos anos iniciais. Os objetivos específicos consistiram em compreender quais são as políticas curriculares em vigência no INES, identificar as políticas curriculares em debate no campo da Educação e analisar as relações entre essas políticas e as práticas curriculares expressas nos conteúdos trabalhados em sala de aula. As conclusões apontaram para constantes tensões de perspectivas curriculares: uma prescritiva e outra baseada na valorização dos conhecimentos e questões que os estudantes traziam do seu cotidiano.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectEducação de Surdospt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleUm estudo sobre os currículos praticados na educação de surdos: entre a prescrição e a emancipaçãopt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalIn Forum, n. 38, p. 139-148, 2018.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
483-Texto do Artigo-1817-1-10-20200615.pdfArtigo8,09 MBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons