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http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1113
Título: | Learning from indigenous peoples' cultural pedagogies |
Título(s) alternativo(s): | Aprendendo com as pedagogias culturais dos povos indígenas |
Autor(es): | Amaral, Janie Cristine |
Produtor: | INES |
Palavras-chave: | Educação de Surdos |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | INES |
Citação: | AMARAL, Janie Cristine. Learning from indigenous peoples' cultural pedagogies = Aprendendo com as pedagogias culturais dos povos indígenas. Forum, Rio de Janeiro, v. 1, n. 38, p. 19-37. Disponível em: http://http://seer.ines.gov.br/index.php/revista-forum/article/view/473/477. Acesso em: 8 ago. 2022. |
Resumo: | O trabalho apresentado neste artigo é parte do meu doutorado na Universidade de Bristol (2009). Este estudo em particular explorou a natureza do ethos das comunidades Surdas gaúchas em relação à educação de surdos, com base em uma comparação com o ethos das comunidades indígenas do sul do Brasil. Trabalhei com um grupo de doze profissionais Surdos do Rio Grande do Sul, todos os informantes com diplomação em alguma licenciatura, quatro deles também atuantes como pesquisadores. Esse trabalho examinou as práticas de ensino de grupos com base em uma seleção de literatura sobre pedagogias culturais indígenas. Chamo esses professores surdos de “educadores”, pois esse é o termo que eles usam para definir tanto seus fazeres profissionais como suas atividades como líderes nas comunidades, apresentando uma pedagogia crítica de quem entende esse termo e seu papel (FREIRE, 1982b). Usei a etnografia crítica no olhar para as comunidades surdas como metodologia. Fiz observações de campo e entrevistas com pessoas surdas. Reuni informações da literatura sobre povos indígenas para fazer essa primeira comparação entre esses dois grupos, comunidades surdas e indígenas. Os resultados do estudo apoiam a premissa de que as pedagogias surdas são efetivamente pedagogias culturais e compartilham aspectos comuns com as pedagogias indígenas. O trabalho também inclui reflexões sobre as implicações metodológicas da pesquisa intercultural. Pesquisas em Estudos Surdos que ligam Cultura e Educação demonstram estar apenas começando. Este estudo preliminar indicou que há uma grande necessidade de novas pesquisas com as comunidades e pessoas Surdas que trabalham na educação de Surdos, a fim de aperfeiçoar nossa compreensão das epistemologias Surdas e práticas pedagógicas Surdas. Pedagogias Surdas precisam ser reconhecidas, valorizadas e apoiadas pela preservação das línguas de sinais e das Culturas Surdas; a promoção de pedagogias Surdas e abordagens centradas nas pessoas Surdas e em espaços de aprendizagem surdos é vital para a qualidade de vida da comunidade e para a bem-sucedida integração social, cultural e profissional das pessoas Surdas em ambos os mundos, ouvinte e Surdo. |
Descrição: | In Forum, n. 38, p. 19-37, 2018. QR Code com vídeo em Libras. |
URI: | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1114 |
ISSN: | 1518-2509 2525-6211 (digital) |
Público Alvo: | Ensino Superior |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais Aplicadas Ciências Sociais Aplicadas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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473-Texto do Artigo-1361-1-10-20200610.pdf | Artigo | 9,02 MB | Adobe PDF | Download/Abrir |
LEARNING FROM INDIGENOUS PEOPLES CULTURAL PEDAGOGIES - Revista Fórum 38.mp4 | Vídeo | 342,8 MB | MP4 | Download/Abrir |
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