Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1108
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPinto, Rita de Cássia Duarte-
dc.contributor.otherChalhub, Tania (Orient.)-
dc.contributor.otherMachado, Érica Esch (Co-orient.)-
dc.date.accessioned2022-08-02T15:20:20Z-
dc.date.available2022-08-02T15:20:20Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationPINTO, Rita de Cássia Duarte. O uso de objetos educacionais na educação de surdos. TCC (Graduação em Pedagogia). Rio de Janeiro: INES, 2018. 48 f. Instituto Nacional de Educação de Surdos, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1108-
dc.description.abstractOs avanços tecnológicos nos impulsionam a conhecer novas formas de produzir materiais didáticos para o uso na educação. A utilização dos jogos no processo educativo pode contribuir para interação do aluno com o conteúdo a ser assimilado de forma mais lúdica e descontraída. Atualmente podemos contar com uma enorme variedade de materiais que podem contribuir no processo educacional de surdos. Os objetos de aprendizagem para educação de surdos necessitam ser produzidos em língua brasileira de sinais (Libras), o que demanda maior investimento. Dessa forma a sua reusabilidade é uma característica importante de ser pensada no processo de construção. O objetivo deste trabalho é descrever a reusabilidade de objetos de aprendizagem desenvolvidos para educação de surdos do Curso de Pedagogia Bilíngue Online. Utilizamos a pesquisa descritiva baseada na análise de um jogo digital e em anotações fruto das observações sistemática e participante natural realizadas pela pesquisadora principal. A utilização dos jogos no processo educativo pode contribuir para interação do aluno de forma mais lúdica e descontraída. O jogo “Na corda bamba” trata de uma revisão de conteúdo ministrado ao longo do período da disciplina Concepções sobre Infância, onde o aluno deve percorrer o trajeto de atravessar sobre uma ponte em um desfiladeiro. No decorrer do jogo surgem questões as quais ele deve responder, revisando e sedimentando o conteúdo explorado ao longo do curso. Este OA apresenta uma grande possibilidade de inserção em outras disciplinas, além de Concepção sobre Infância para qual ele foi elaborado, com alto grau de reusabilidade. Outra característica que este objeto nos permite visualizar é a de granularidade, uma vez que ele poderá ser inserido como parte de outro objeto maior sem que ocorra uma reformulação total. Ou seja, ele atende a mais de um aspecto de caracterização de Objeto de Aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.titleO uso de objetos educacionais na educação de surdospt_BR
dc.typeTextopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelFormação Continuadapt_BR
dc.description.generalTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Curso de Pedagogia, Departamento de Ensino Superior, Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2018.pt_BR
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rita_Duarte_Pinto_2018_7_dez.pdf745,58 kBAdobe PDFDownload/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons