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Título: O movimento surdo atual: a militância e a resistência nas/das teses surdas em prol da educação bilíngue
Autor(es): Medeiros, Davi Vieira
Rodrigues, Carlos Henrique
Palavras-chave: Movimento Surdo;Bilinguismo
Data do documento: Set-2012
Editor: INES
Citação: MEDEIROS, D. V.; RODRIGUES, C. H. O movimento surdo atual: a militância e a resistência nas/das teses surdas em prol da educação bilíngue. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DO INES, 11. SEMINÁRIO NACIONAL DO INES, 17, 2012, Rio de Janeiro. Anais … Rio de Janeiro: INES, 2012. p. 177-179
Resumo: Nos últimos anos, o ingresso de surdos na pós-graduação tem possibilitado a origem de diversas investigações que tem em comum, não somente o fato de serem realizadas por surdos, mas, principalmente, o questionamento e a problematizagao de representações ouvintistas que a sociedade construiu e difundiu durante séculos. Nessa perspectiva, as teses surdas expressariam uma reação a dominação e hegemonia ouvintista, difundindo e consolidando certo Movimento Acadêmico. Considerando isso, analisamos as teses de sete doutores surdos - Perlin (2003), Stumpf (2005), Miranda (2007), Campello (2008), Strobel (2008), Marques (2008) e Rezende (2010) - com o intuito de verificar como temas atuais do Movimento Surdo.(Educação Bilíngue e Bilinguismo, Primeira e Segunda Línguas, Oralismo e Ouvintismo, Cultura Surda e Ouvinte) perpassam essas produções e como eles definem e expressam a militância e a resistência surdas que caracterizam o emergente Movimento Acadêmico dos Surdos Brasileiros, articulando-o ao tradicional Movimento Comunitário. Para tanto, contou-se com o apoio do software WordSmith Tools para localização, identificação e contabilização de palavras-chave nas teses e, também, com o arcabouço teórico da Análise do Discurso de tendência francesa para analisar como a militância e a resistência vão sendo discursivamente produzidas nas teses e, por sua vez, apropriadas e ressignificadas no/pelo/com o Movimento Surdo. Observou-se que o Movimento Surdo Atual, fortalecido pelas teses surdas e empoderado pelos discursos dos intelectuais surdos, favorece a valorização da surdez como diferença, como um fenômeno cultural que exige um reconhecimento político. Isso fica evidente na/pela/com a carta aberta dos doutores surdos, a qual foi destinada ao Ministro da Educação, visando ao reconhecimento do direito de os surdos terem acesso a Educação Bilíngue. Enfim, o Movimento Surdo luta por políticas educacionais e linguísticas que de fato garantam educação às crianças surdas e viabilizem a participação consciente dos surdos na construção de sua própria educação.
Descrição: Texto com relato de pesquisa apresentada na seção Comunicações do Congresso do INES. Pesquisa de teses de sete doutores surdos tendo como objetivo verificar temas atuais do Movimento Surdo e como eles definem e expressam a militância e a resistência surdas emergentes Movimento Acadêmico dos Surdos Brasileiros.
URI: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/103
Público Alvo: Ensino Superior
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

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