Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1015
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cruz, Daniela de Carvalho | - |
dc.contributor.other | Taveira, Cristiane Correia (Orientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-26T16:06:04Z | - |
dc.date.available | 2021-05-26T16:06:04Z | - |
dc.date.issued | 2015-08 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1015 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa detalha o que foi organizado, classificado em categorias de vídeo sobre o uso visual e da tecnologia na minha própria prática. Mostro a importância de registrar em vídeo a prática do instrutor e professor surdo e de seus alunos surdos e as características da pedagogia surda e visual (LADD & GONÇALVES, CAMPELLO). Dentre as características dou ênfase em contar histórias e também nos tipos de leitores mais visuais combinando com o letramento visual e as tecnologias contemporâneas (LEBEDEFF, SANTAELLA, TAVEIRA). Partimos de livros impressos ou de ideias trazidas pelas experiências de vida dos alunos surdos, na área de literatura infanto-juvenil e na área de ciências, não só para adaptar e interpretar materiais para a Libras, mas possibilitar aos alunos surdos uma leitura diferenciada e o uso de vídeo. Utilizamos a imersão em textos e o exercício de recontar, fazer demonstrações filmadas. Os alunos surdos eram encorajados a fazer demonstrações para a comunidade escolar e a documentar oficinas do cotidiano da escola. O período de tempo foram os últimos quatro anos. O local de pesquisa foi uma sala de recursos e os espaços de sala de leitura e de salas de aula de escola da rede pública municipal do Rio de Janeiro, na 7ª CRE, com quatorze alunos surdos do 1° ao 6°ano do Ensino Fundamental. Os tipos de vídeo utilizados e devidamente especificadas as formas de sua construção e os seus usos foram: Vídeo-aula, vídeo-enciclopédico; Vídeo de divulgação, reportagem; Vídeo de narração de história. O uso de ferramentas digitais, da tecnologia de leitura, de fazer filmes, traz para a escola um recurso ainda pouco usado, mas de muita valia. | pt_BR |
dc.language.iso | sgn_BR | pt_BR |
dc.publisher | DESU INES | pt_BR |
dc.subject | Tipologia de leitores | pt_BR |
dc.subject | Tipologia de vídeos | pt_BR |
dc.subject | Monografia em Libras | pt_BR |
dc.subject | TCC em Libras | pt_BR |
dc.title | Tipos de vídeo e de leitores na Educação Bilíngue de Surdos | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.description.general | Vídeo da aluna Daniela de Carvalho Cruz com monografia em Libras tendo duração de 2 horas e 5 minutos com o título “Tipos de vídeo e de leitores na Educação Bilíngue de Surdos”. Orientado pela professora Cristiane Taveira, do Departamento de Ensino Superior do INES. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Daniela.mp4 | 322,35 MB | MP4 | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons