Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1015
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Daniela de Carvalho-
dc.contributor.otherTaveira, Cristiane Correia (Orientadora)-
dc.date.accessioned2021-05-26T16:06:04Z-
dc.date.available2021-05-26T16:06:04Z-
dc.date.issued2015-08-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1015-
dc.description.abstractEsta pesquisa detalha o que foi organizado, classificado em categorias de vídeo sobre o uso visual e da tecnologia na minha própria prática. Mostro a importância de registrar em vídeo a prática do instrutor e professor surdo e de seus alunos surdos e as características da pedagogia surda e visual (LADD & GONÇALVES, CAMPELLO). Dentre as características dou ênfase em contar histórias e também nos tipos de leitores mais visuais combinando com o letramento visual e as tecnologias contemporâneas (LEBEDEFF, SANTAELLA, TAVEIRA). Partimos de livros impressos ou de ideias trazidas pelas experiências de vida dos alunos surdos, na área de literatura infanto-juvenil e na área de ciências, não só para adaptar e interpretar materiais para a Libras, mas possibilitar aos alunos surdos uma leitura diferenciada e o uso de vídeo. Utilizamos a imersão em textos e o exercício de recontar, fazer demonstrações filmadas. Os alunos surdos eram encorajados a fazer demonstrações para a comunidade escolar e a documentar oficinas do cotidiano da escola. O período de tempo foram os últimos quatro anos. O local de pesquisa foi uma sala de recursos e os espaços de sala de leitura e de salas de aula de escola da rede pública municipal do Rio de Janeiro, na 7ª CRE, com quatorze alunos surdos do 1° ao 6°ano do Ensino Fundamental. Os tipos de vídeo utilizados e devidamente especificadas as formas de sua construção e os seus usos foram: Vídeo-aula, vídeo-enciclopédico; Vídeo de divulgação, reportagem; Vídeo de narração de história. O uso de ferramentas digitais, da tecnologia de leitura, de fazer filmes, traz para a escola um recurso ainda pouco usado, mas de muita valia.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.publisherDESU INESpt_BR
dc.subjectTipologia de leitorespt_BR
dc.subjectTipologia de vídeospt_BR
dc.subjectMonografia em Libraspt_BR
dc.subjectTCC em Libraspt_BR
dc.titleTipos de vídeo e de leitores na Educação Bilíngue de Surdospt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalVídeo da aluna Daniela de Carvalho Cruz com monografia em Libras tendo duração de 2 horas e 5 minutos com o título “Tipos de vídeo e de leitores na Educação Bilíngue de Surdos”. Orientado pela professora Cristiane Taveira, do Departamento de Ensino Superior do INES.pt_BR
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Daniela.mp4322,35 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons