Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1014
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nóbrega, Aulio Ribeiro da | - |
dc.contributor.other | Taveira, Cristiane Correia (Orientadora) | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-26T15:19:59Z | - |
dc.date.available | 2021-05-26T15:19:59Z | - |
dc.date.issued | 2015-02 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1014 | - |
dc.description.abstract | A partir dos resultados de pesquisa de Taveira, afirmo que a Língua de sinais é verbal e também defendo que o letramento visual é tão importante quanto o verbal, estando em igual equilíbrio, para a Educação de Surdos. No caso desta pesquisa, a prática pedagógica agrupa três (3) categorias importantes: 1) a expressão visual ou visualidade surda; 2) a criação e a contação de histórias em Língua de sinais: Libras; 3) o uso da tecnologia que combina com o surdo: a técnica da Animação. Explico duas técnicas de Animação: o uso de storyboard e o uso de stop motion. Luto para valorizar principalmente a pesquisa acadêmica de surdos como Ana Regina Campelo, Paddy Ladd, Gladis Perlin , Karin Strobel , Nelson Pimenta , Fabiano Rosa, e também pesquisadores ouvintes em temas como Artes e Letramento. A metodologia que utilizo surgiu do entendimento da bibliografia consultada junto com a minha prática. No papel de pesquisador, relatei e analisei a minha própria prática pedagógica, refleti e a me posicionei sobre os temas do Letramento Visual, da Literatura Surda. Concluí que as atividades de Animação que usam as duas técnicas, storyboard e stopmotion, ajudam os alunos surdos a organizarem o seu pensamento. Estas atividades são motivadoras para a criação de histórias mais autorais e livres, criadas pelos próprios surdos desde criança. Concluo que este aproveitamento da experiência visual do surdo, do letramento visual e da Libras, tem força, e também pode empoderar os surdos e ajudar na alfabetização bilíngue. | pt_BR |
dc.language.iso | sgn_BR | pt_BR |
dc.publisher | DESU INES | pt_BR |
dc.subject | Animação | pt_BR |
dc.subject | Letramento visual | pt_BR |
dc.subject | TCC em Libras | pt_BR |
dc.subject | Monografia em Libras | pt_BR |
dc.title | Letramento visual e práticas pedagógicas surdas em animação | pt_BR |
dc.type | Video | pt_BR |
dc.producer | INES | - |
dc.audience.educationLevel | Ensino Superior | pt_BR |
dc.description.general | Vídeo do aluno Aulio Ribeiro da Nóbrega com monografia em Libras tendo duração de 1 hora e 14 minutos com o título “Letramento visual e práticas pedagógicas surdas em animação”. Orientado pela professora Cristiane Taveira, do Departamento de Ensino Superior do INES. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Linguística, Letras e Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Aulio.mp4 | 193,94 MB | MP4 | Download/Abrir |
A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons