Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1014
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNóbrega, Aulio Ribeiro da-
dc.contributor.otherTaveira, Cristiane Correia (Orientadora)-
dc.date.accessioned2021-05-26T15:19:59Z-
dc.date.available2021-05-26T15:19:59Z-
dc.date.issued2015-02-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ines.gov.br/ilustra/handle/123456789/1014-
dc.description.abstractA partir dos resultados de pesquisa de Taveira, afirmo que a Língua de sinais é verbal e também defendo que o letramento visual é tão importante quanto o verbal, estando em igual equilíbrio, para a Educação de Surdos. No caso desta pesquisa, a prática pedagógica agrupa três (3) categorias importantes: 1) a expressão visual ou visualidade surda; 2) a criação e a contação de histórias em Língua de sinais: Libras; 3) o uso da tecnologia que combina com o surdo: a técnica da Animação. Explico duas técnicas de Animação: o uso de storyboard e o uso de stop motion. Luto para valorizar principalmente a pesquisa acadêmica de surdos como Ana Regina Campelo, Paddy Ladd, Gladis Perlin , Karin Strobel , Nelson Pimenta , Fabiano Rosa, e também pesquisadores ouvintes em temas como Artes e Letramento. A metodologia que utilizo surgiu do entendimento da bibliografia consultada junto com a minha prática. No papel de pesquisador, relatei e analisei a minha própria prática pedagógica, refleti e a me posicionei sobre os temas do Letramento Visual, da Literatura Surda. Concluí que as atividades de Animação que usam as duas técnicas, storyboard e stopmotion, ajudam os alunos surdos a organizarem o seu pensamento. Estas atividades são motivadoras para a criação de histórias mais autorais e livres, criadas pelos próprios surdos desde criança. Concluo que este aproveitamento da experiência visual do surdo, do letramento visual e da Libras, tem força, e também pode empoderar os surdos e ajudar na alfabetização bilíngue.pt_BR
dc.language.isosgn_BRpt_BR
dc.publisherDESU INESpt_BR
dc.subjectAnimaçãopt_BR
dc.subjectLetramento visualpt_BR
dc.subjectTCC em Libraspt_BR
dc.subjectMonografia em Libraspt_BR
dc.titleLetramento visual e práticas pedagógicas surdas em animaçãopt_BR
dc.typeVideopt_BR
dc.producerINES-
dc.audience.educationLevelEnsino Superiorpt_BR
dc.description.generalVídeo do aluno Aulio Ribeiro da Nóbrega com monografia em Libras tendo duração de 1 hora e 14 minutos com o título “Letramento visual e práticas pedagógicas surdas em animação”. Orientado pela professora Cristiane Taveira, do Departamento de Ensino Superior do INES.pt_BR
Aparece nas coleções:Linguística, Letras e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Aulio.mp4193,94 MBMP4Download/Abrir


A Pré-Visualização do Objeto Dependerá da Velocidade de Sua Internet. Dê preferência ao navegador Mozilla Firefox



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons